fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

25ª Semana de Gravidez

Nesta semana 25 de gestação falamos das contrações de Braxton-Hicks, de sínfise púbica, do canal cárpico e de suplementação na gravidez. Ufa! Também te queremos dar os parabéns, a tua pequena couve-flor já está preparada para enfrentar o mundo caso tenhas um parto prematuro. Mas não queremos isso claro!

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 25 semanas

  • Idade Fetal 23 semanas

  • Comprimento do embrião 36 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 175 dias

  • Peso do embrião 800g (aproximadamente)

  • Tamanho Couve-Flor

Os pelinhos e cabelos brancos da tua couve-flor, nesta 25ª semana de gestação, podem começar já a ganhar alguma cor! Além disso, o teu “velhote” começa a ser experiente nestas coisas de entender a luz e começa a saber distinguir a luz natural da luz artificial que recebe através da tua bonita barriga. Apesar de continuar a “respirar” o líquido amniótico através do cordão umbilical, os pulmõezinhos dele já estão a optimizar os alvéolos para a respiração. Ao mesmo tempo, o cérebro está a aperfeiçoar os sentidos da visão e da audição. 

Saúde e nutrição

A dor abdominal na gravidez – essa dor no fundo da barriga, no lado direito ou no lado esquerdo – causada pela pressão do útero, poderá trazer-te algumas alterações ao apetite e indigestão. Não deixes de comer bem e, se sentires que está a ser difícil obter todos os nutrientes que precisas nesta fase através da alimentação, fala com o teu médico para perceber se há alguma suplementação vitamínica extra que devas fazer.

Mantém-te hidratada! A falta de hidratação poderá aumentar as contrações de Braxton-Hicks. E atenção, se se tornarem fortes demais e muito regulares, ou o bebé não acalmar pouco depois de acontecer, consulta imediatamente o teu médico.

O meu corpo

Um aperto no topo da barriga? Será uma contracção? Sim, contrações de Braxton-Hicks! Estas contrações podem ocorrer a partir da vigésima semana, mas surgem mais frequentemente com o aproximar do terceiro trimestre.

A sensação começa no topo vai descendo, o que pode durar alguns segundos. Podes até conseguir ver a contracção através da tua pele, se a tua barriguinha ficar “bicuda”, para depois voltar à sua forma normal. Estas contrações costumam ser indolores e tudo fica tranquilo em pouco tempo! É mais normal que surjam ao final do dia e podes “aliviar” a sensação com uma respiração profunda, mudando de posição ou andando um bocadinho.

A transformação que o teu corpo está a viver por dentro, vê-se claramente por fora. E não é só da barriguinha que estamos a falar. Além da barriga e das maminhas, também a nossa pele acaba por experienciar alterações, muitas delas reversíveis após o parto.

Linea nigraesta linha que surge de cima a baixo da barriga de uma futura mamã (mas não em todas), surge por causa de todas as mudanças hormonais vividas pelo corpo durante a gravidez e vai desaparecendo com o tempo, após o parto.

Cloasma ou melasma: o também chamado “pano” aparece principalmente nas futuras mamãs morenas. são pequenas manchinhas que podem aparecer no queixo, nas bochechas, no nariz ou na testa. Podem desaparecer gradualmente após o parto, mas o melhor é prevenir o aparecimento. Protege-te dos raios solares!

Estrias(revirar os olhos) a nossa pele, apesar de elástica, não é inquebrável. As estrias são precisamente “quebras” na pele, causadas pelo aumento do volume do corpo, difíceis de evitar e quase impossíveis de reverter. Beber muita água e hidratares muito bem a pele sempre que puderes são duas práticas que podem prevenir o aparecimento das estrias.

Pele escurecida: o aumento do estrogénio e da melenina durante a gravidez pode fazer escurecer algumas zonas do corpo, como as auréolas dos mamilos, as axilas, a zona genital ou o rosto.

Brilho: sim, também existe uma mudança positiva! Além da tua beleza de mulher e de a felicidade de ser mãe fazer sobressair o teu brilho natural, a verdade é que o aumento do fluxo sanguíneo e as hormonas acabam por dar um ar mais brilhante e jovial às mamãs.

A tua vida vai ficar marcada para sempre, não só pela experiência que estás a viver, mas também porque vais trazer uma pessoa ao mundo. Só por isso, ama-te muito. Por isso, todas as marcas que ficarem da gravidez, são apenas pedaços de uma das histórias mais bonitas da tua vida!

O meu dia-a-dia

A semana 25 de gravidez é, neste guia, a semana dos nomes estranhos: agora vamos alertar-te para a disfunção da sínfise púbica. Basicamente, esta disfunção surge quando os ligamentos da cintura pélvica não são elásticos o suficiente para suportar a pressão causada pelo bebé. Se sentes dor na zona púbica e nas costas e tens dificuldades em andar, entrar para um carro, vestir, podes ter estar a experienciar esta disfunção.

Infelizmente, esta disfunção não é tratável durante a gravidez. Mas pode ser evitada ou aliviada com uma cinta de apoio pélvico e muitos exercícios de Kegel. Pratica estes exercícios três ou quatro vezes por dia, nem que sejam só cinco minutos de cada vez!

Mais nomes estranhos? Síndrome do canal cárpico, diz-te alguma coisa? Esperamos que não. Mas se sentires dores ou formigueiros nas mãos e a sensibilidade dos dedos diminuída, podes estar a sofrer desta síndrome.

O canal cárpico situa-se à frente do pulso e é a junção dos nervos e tendões que vão até aos dedos. Em casos mais graves, enquanto as mamãs dormem sossegadas, a dor pode chegar até aos ombros. Tenta dormir com as mãos esticadas e um pouco elevadas (coloca uma almofada por baixo). Durante o dia, sempre que sentires as mãos dormentes, sacode-as bem para reactivar a circulação.

PARTO PREMATURO

Vá de retro, Satanás! Não queremos causar-te alarme nenhum, apenas acalmar-te, dizendo que se o teu bebé precisasse de nascer hoje, já teria condições para sobreviver, com suporte médico.

E agora que sabes um pouco mais sobre contracções, se tiveres dores abdominais, na zona das costas e na púbis, o teu corrimento vaginal escurecer ou as contracções forem muito regulares, mesmo que mudes de posição, consulta logo um médico.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar