fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

24ª Semana de Gravidez

Nesta semana 24 de gravidez vamos falar novamente da diabetes gestacional mas também do surfactante e de sintomas de gravidez como a comichão e vermilhidão nas palmas das mãos e pés. O teu bebé já consegue memorizar músicas depois de as ouvir e atribuir-lhes significados!

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 24 semanas

  • Idade Fetal 22 semanas

  • Comprimento do embrião 30 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 168 dias

  • Peso do embrião 570g (aproximadamente)

  • Tamanho Maçaroca de milho

Uma das estrelas desta 24ª semana de gestação no corpo do teu bebé é o sistema respiratório: os pulmões desenvolvem os vários ramos que os vão constituir e, nas pontas de cada um destes ramos, começa a ser produzido o surfactante, que vai permitir que, quando estiver fora do ventre, o pequeno seja capaz de respirar ar; até agora só era capaz de respirar fluido amniótico.

Mas o sistema auditivo não fica nada atrás no que toca a desenvolvimentos da semana 24 e a novidade é que, com alguma repetição, o bebé já vai ser capaz de memorizar músicas e depois reconhecer. Podes usar isto a teu favor daqui a alguns meses: escolhe uma música calminha, vai tocando enquanto o teu pequeno milho ainda está dentro da tua barriga e verás que naqueles momentos de desespero, quando ele ou ela já estive cá fora, esta música lhe vai transmitir alguma calma e serenidade. Vai também falando com o bebé, pois ele/ela já reconhece a tua voz e a do papá/mamã e, se o nome já estiver decidido, começa a usá-lo nestas conversas. É uma óptima maneira de começarem já a construir uma relação com o bebé. 

O rosto do bebé já está completamente formado e ele parece-se muito a um recém-nascido, mas ainda não tem pigmento, pelo que o seu pêlo e cabelo são muito claros e a pele ainda meio transparente.

Saúde e nutrição

Se já sabes que a gravidez requer muitos cuidados, esta semana vamos falar-te de um em especial. A diabetes gestacional surge com mais frequência no último terço da gravidez. Como já leste vezes sem conta, as hormonas que o teu corpo produz são tantas, que podem inibir a acção da insulina, fazendo a glicose no sangue aumentar.

Se o exercício físico e a alimentação saudável são super importantes para prevenir o aparecimento da diabetes gestacional durante toda a gravidez, será importante e necessário fazer também uma medição regular dos níveis de glicose.

A diabetes gestacional não apresenta qualquer sintoma; pode haver uma desconfiança médica se o feto for maior do que o que é suposto, mas tu não vais sentir nada. Além disso, não se sabe ao certo qual a causa da diabetes, na medida em que qualquer mulher pode desenvolver. Ainda assim, existem os seguintes factores de risco:

  • Os familiares directos (pais, avós) têm diabetes do tipo 2;
  • Obesidade;
  • Se tens mais de 40 anos;
  • Deste à luz, numa gravidez anterior, um bebé com mas de 4kg;
  • Tenhas tido diabetes gestacional numa gravidez anterior.

Mesmo que nenhum destes factores se aplique a ti, é muito importante que faças uma monitorização regular dos teus níveis de glicemia, que mantenhas um plano alimentar saudável e equilibrado e continua a fazer o exercício que o teu médico (e a gravidez) te permitir fazer. E assim, a tua gravidez vai ser um doce!

O meu corpo

Por volta da 24ª semana, é normal as tuas gengivas e dentes estarem mais sensíveis, por isso não te alarmes se sangrares com mais facilidade ou sentires algumas dores de dentes. Mas se o incómodo for demasiado para fazeres a tua vida normal de maneira confortável – quem nunca passou por uma dor de dentes assim? – marca uma consulta no teu dentista. 

Durante a gravidez, a mulher passa por todo o tipo de sintomas, desde os mais normais, como os enjoos e as dores de costas, aos mais estranhos, como a vermelhidão e comichão nas palmas da mãos e dos pés. Mas claro, por muito estranho que pareça, há uma razão para isto: estás a produzir mais estrogénio e, por isso, o teu volume de sangue aumenta e mais sangue chega às tuas mãos. Usa água fria ou gelo para aliviar este sintoma.

O meu dia-a-dia

Pela 24ª semana, a tua barriga está bem grandinha e isso afecta o teu centro de gravidade: é por isso que tens sentido alguma falta de equilíbrio ultimamente. Uma queda mais feia pode levar a algumas complicações na tua gravidez e ninguém precisa de uma lesão a adicionar a todos os sintomas dos quais não se pode fugir. Por isso, quando estiveres em situações em que há maior possibilidade de caíres, como a sair do banho, por exemplo, tem cuidado extra, e mantém-te longe de escadotes, se precisares de chegar a algo que está muito lá em cima pede ajuda a alguém.

Algures entre esta semana e a semana 28, vais fazer o exame para diabetes gestacional. É um teste de sangue bastante normal, a única coisa que vais ter de fazer como preparação será beber um líquido com glucose, mas o teu médico/médica irá explicar-te tudo quando a altura chegar.

O BEBÉ TEM ANDADO DEMASIADO CALMINHO?

Tenta manter-te a par dos movimentos do teu bebé. O esperado é que em 12 horas o teu bebé se mexa 10 vezes ou mais. Se o teu bebé não o fizer, contacta o teu médico ou médica, só para garantir que tens apenas um bebé mais preguiçoso e nada de mal está realmente a acontecer.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar