X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Carlos Daniel Santos
Escrito por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Amniocentese: tudo o que precisas de saber

Em alguns casos, a grávida precisa de fazer uma amniocentese. Mas o que é ao certo? A amniocentese consiste na recolha de líquido amniótico produzido através do plasma da mãe e pelo próprio bebé, de forma a comparar e interpretar ADN fetal.

Este exame não é obrigatório ou aconselhado a todas, sendo apenas recomendado para grávidas com idade igual ou superior a 35 anos e/ou se apresentarem algum tipo de infeção durante a gravidez ou malformações fetais nas ecografias.

O que é a amniocentese?

A amniocentese é um exame em que se retira uma pequena amostra do líquido amniótico que envolve o bebé. Este líquido protege o bebé e serve para:

  • Evitar possíveis lesões e infeções;
  • Permitir um desenvolvimento natural e controlado do bebé;
  • Ajudar na manutenção e controlo da temperatura do bebé.

A amniocentese é feita para verificar se o bebé apresenta alguma condição genética ou cromossómica, como síndrome de Down (trissomia 21), síndrome de Edwards (trissomia 18) e síndrome de Patau (trissomia 13), fibrose quística ou doença de células falciformes.

Como é a amniocentese?

A amniocentese demora apenas 10 minutos e é feita através da punção do saco amniótico. Para o efeito utiliza-se uma agulha fina que atravessa a parede do abdómen até atingir o útero.

Antes da amniocentese ser feita, o obstetra vê, através de uma ecografia, em que posição o teu bebé está e a bolsa que o envolve. A seguir, aplica-te uma pomada anestésica na barriga.

A parte mais assustadora é quando se insere a agulha, mas não te preocupes! Durante todo o exame vais conseguir ver o que está a ser feito através da ecografia, que vai estar a ser utilizada pelo obstetra para garantir a segurança do teu bebé.

Quando a agulha atinge o interior do saco amniótico é feita a extração de uma pequena amostra do líquido (entre 10 e 15 mililitros) que é enviado para o laboratório.

Depois, só tens de esperar 2 semanas até teres os resultados.

Quando devo fazer a amniocentese? Há riscos para a mãe?

Quando recomendada, a amniocentese é realizada no início do 2º trimestre, entre a 16ª e a 18ª semana de gravidez, para prevenir o risco de maiores complicações.

OOs riscos associados à amniocentese são raros. É um exame seguro, rápido e sem muito desconforto para a grávida. Contudo, como em qualquer outro procedimento clínico, existem riscos como:

O aborto é o maior risco e o que mais preocupa as grávidas, mas, a hipótese de isso acontecer é mesmo muito baixa (0,5%).

Fala com o teu obstetra para discutires todos os medos e dúvidas que possas ter. É perfeitamente normal sentires-te ansiosa com este procedimento e sabemos que os riscos de podem assustar. No entanto, tem sempre em mente que a amniocentese é altamente eficiente e de baixo risco.

Quais são os riscos da amniocentese para o bebé?

Nunca é demais acrescentar que os riscos associados à amniocentese são extremamente raros, tanto para a mãe como para o bebé. Contudo, não estaríamos a ser honestos se não te disséssemos o que pode acontecer em situações muito raras:

  • Aborto espontâneo;
  • lesão de braços ou perna do bebé,
  • transmissão de infeções para o bebé.

A amniocentese, é um procedimento seguro, com baixas taxas de complicações. Fala com o teu obstetra e /ou médico de família, para esclareceres todos os teus medos.

Como é a recuperação da amniocentese?

Depois da amniocentese é normal sentires cólicas, teres um pequeno sangramento vaginal, uma pequena perda de líquido amniótico, ou mesmo algum desconforto abdominal. Para atenuar os sintomas, podes recorrer ao paracetamol.

Só deves entrar em contacto com o médico caso os sintomas sejam:

  • Dor abdominal intensa;
  • Perda abundante de líquido amniótico ou sangue vaginal;
  • Febre acima dos 38ºC.

É aconselhado que descanses e evites atividades de médio a alto impacto nas 24 horas seguintes à amniocentese.

É normal sentires-te reticente quanto a fazer uma amniocentese, mas não te esqueças que existem profissionais de saúde que te podem ajudar a tirar todas as dúvidas e a gerir a tua ansiedade.

Partilhar