fbpx
Enfermeira Carmen Ferreira
Escrito por:

Enfermeira Carmen Ferreira Enfermeira, Blogger

Melhor posição para dormir na gravidez – Com imagens!

Em que posição dormir durante a gravidez? Já deves ter ouvido que a grávida só pode dormir virada para um lado… Será mesmo assim?

Durante a tua gravidez (e enquanto o teu bebé vai crescendo) a tua barriga torna-se cada vez maior – isso causa-te dificuldades em dormir numa posição confortável quando te deitas à noite.

Como fica maior, o bebé vai “apertar” e pressionar uma veia de grande importância – a veia cava. Quando a veia cava sofre pressão (e sente o peso do bebé) durante muito tempo, a grávida vai sentir-se mal disposta.

Qual é a melhor posição para dormir na gravidez?

Estar virada para o lado esquerdo, na lateral, permite uma melhor circulação e também ajuda na digestão, sabias? Para teres uma ideia, é melhor assim:

Assim que a tua barriga começa a ficar maior – ou, por outro lado, assim que não te sentires confortável – não fiques muito tempo de barriga para cima! Procura ficar na lateral e virada para o lado esquerdo!


Qual é a melhor posição para dormir na gravidez de gémeos?

É tudo igual, mas com cuidado a dobrar (triplicar?)! A melhor posição continua a ser virada para o lado esquerdo, também devido à circulação e digestão – o mesmo se aplica com a pressão sobre a veia cava, que é ainda maior.

“Mas tenho que estar sempre virada para o lado esquerdo?”

Não! Podes sempre ir alternando! A posição lateral para a esquerda é a melhor e mais confortável, mas o importante é que procures o teu conforto (e o do bebé).

A maioria das vezes, quando escolhes uma posição para descansar, o teu bebé “avisa-te” se ela é boa ou não: pela sua posição fetal, o bebé não te vai deixar estar confortável em todas as posições. Então, o essencial é procurares o teu bem-estar e conforto, e isso é algo que se adapta a cada pessoa e caso!

Vou ainda aproveitar para te dar conselhos: Usa uma almofada semelhante à de amamentação, mas maior, para dormires abraçada a ela! Dessa forma, posicionas-te de uma forma mais confortável, acredita!

Toma nota:

  • Se tens azia, mantem a cabeça ligeiramente elevada na cabeceira – vais ver que ajuda a melhorar!
  • Uma boa noite de sono é o melhor que podes fazer ao teu bem-estar e do bebé! Isso significa também que, antes de dormir, não deves beber muita água. Porquê? Para não andares a noite toda aflita porque “alguém” decidiu andar aos pontapés à tua bexiga cheia… ups!
  • Não comas muito à noite, especialmente se forem refeições de digestão difícil!
  • Não durmas com TV, rádio, PC ou o que sejam aparelhos electrónicos ligados que possam interromper o teu sono

Dica final: Coloca umas gotas de óleo essencial de lavanda na almofada: Vais relaxar e é um óleo super tranquilo para a gravidez!