fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

27ª Semana de Gravidez

Nesta semana 27 da tua gravidez vamos falar do síndrome das pernas inquietas e de suplementação com ácido fólico, ferro, cálcio e mais. A tua alfacinha soluça muito e está cada vez um bebé mais gordinho.

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 27 semanas

  • Idade Fetal 25 semanas

  • Comprimento do embrião 37 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 189 dias

  • Peso do embrião 900g (aproximadamente)

  • Tamanho Alface

A tua alface anda “fresca”? No sentido em que se tem mexido muito? Provavelmente, são soluços. Por estar a aperfeiçoar as suas técnicas de respiração, e porque os pulmões ainda estão em desenvolvimento, os soluços tendem a ser frequentes.

O teu bebé já começou a desenvolver tónus muscular, de tanto exercício que faz na tua barriguinha e também continua a acumular gordura, para sair com aquela fisionomia super fofa, que só te dará vontade de apertar!

Saúde e nutrição

Mixed-feelings? Bem-vinda ao sétimo mês e ao terceiro e último trimestre de gestação! Muitas mães nem conseguem definir se o tempo de gravidez passou depressa ou devagar. Qual será o teu caso?

No que toca a suplementação e aquilo que deves/precisas ou não de tomar, ninguém como um médico para te dar conselhos e é muito provável que para conseguires ter todos os nutrientes para suportar duas vidas, tenhas de tomar um ou outro suplemento. 

Muitas futuras mamãs tomam vitaminas pré-natal, aquelas de que te falámos numa das primeiras semanas. Esta vitamina é formulada especificamente para grávidas, sendo constituída por micronutrientes de que o teu organismo vai precisar, e deve ser tomada enquanto estás a tentar engravidar, durante a gravidez e enquanto amamentas. 

Outros suplementos comuns durante a gravidez são:

  • Ácido fólico, essencial para que o bebé não tenha defeitos no seu tubo neural e para tratar alguns tipos de anemia.
  • Ferro, que previne que sofras de anemia e que o teu bebé sofra as consequências em segunda mão.
  • Vitamina D, para ele ou ela conseguir crescer com ossos saudáveis, músculos fortes e dentes bonitinhos. O sol é uma boa fonte desta vitamina, mas geralmente não é suficiente.
  • Cálcio, para que os ossos e dentes do bebé cresçam saudáveis.
  • Poderás deparar-te com alguns problemas de pele e veres algumas borbulhas a aparecer. O mais provável é ser o stress a fazer das suas, mas verás que com o tempo e com a prática e experiência nisso de ser mamã, sentirás menos stress e verás menos borbulhas na tua pele.

Se segues uma dieta vegetariana ou vegana, a suplementação torna-se ainda mais importante, nomeadamente no que toca ao ferro e à vitamina B12, mas com certeza já falaste com o teu médico/médica sobre isso e têm tudo sobre controlo!

Esta semana focamo-nos muito em suplementação e por isso, não podemos deixar de dizer:

tomar suplementos NÃO substitui uma alimentação equilibrada, mas sim complementa-a. Continua a fazer refeições ricas em todos os nutrientes de que tu e o bebé precisam e não te esqueças dos copitos de água ao longo do dia.

O meu corpo

Por estar cada vez maior, o teu bebé acaba por fazer alguma pressão no teu estômago e isso pode dar-te a sensação de que enches com pouca comida ou estás indisposta. Faz refeições ligeiras, nutritivas e várias vezes ao dia, para que não falte nenhum nutriente a vocês os dois.

Por esta altura, algumas mamãs queixam-se de excesso de gases. É perfeitamente normal e poderás aliviar esse problema trocando alguns legumes ou leguminosas por outros; come menos brócolos, espargos ou feijão, por exemplo, e aposta nas cenouras, nos espinafres e nas lentilhas. Mas sem excluir da dieta! Só para aliviar um bocadinho.

Tens tido muita vontade de estar sempre a mexer uma ou as duas pernas? Existe uma condição, a síndrome das pernas inquietas, que pode surgir na gravidez. Não fiques alarmada. Esta condição é uma reacção do teu sistema nervoso ao aproximar do parto e pode desaparecer depois de a tua alface sair cá para fora. Mantém-te relaxada e respeita os pedidos de descanso do teu corpo, para prevenires esta situação!

O meu dia-a-dia

Se seguiste o nosso conselho, as tuas aulas de preparação para o parto estão quase a começar! Significa que vem aí partilha de experiências, muita aprendizagem e a tranquilidade de estares com pessoas que sabem muito sobre o que estás a viver.

Vai de coração aberto, não tenhas medo de expôr as tuas dúvidas e diverte-te muito!

TERCEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ

Com a chegada do último trimestre, poderão voltar alguns sintomas mais chatos do primeiro. 

O cansaço adora aparecer nestas alturas. E terás mesmo de fazer a vontade ao teu corpo. Um bom truque para descansar mais, é “combinares” contigo que não há mais tecnologia a partir de uma certa hora (20h, por exemplo). As luzes artificiais deixam o nosso cérebro mais alerta e faz-nos demorar mais a alcançar uma condição de descanso mais profundo.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar