X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Enfermeira Carmen Ferreira
Escrito por:

Enfermeira Carmen Ferreira Enfermeira, Blogger

Higiene oral da grávida

A saúde oral é fundamental ao longo de todo o ciclo de vida da mulher.

Contudo, na gravidez deverás ter especial atenção, dado que as alterações hormonais características desta fase levam à origem de alguns problemas orais e/ou inflamações que tendem a agravar-se, também pela mesma razão, neste período.

A gravidez por si só não aumenta a incidência de cáries, mas pode haver um agravamento ou aparecimento de problemas orais, especialmente inflamação das gengivas.

Deste modo, é frequente sangrar das gengivas ou ter algum desconforto nas mesmas na gravidez. Por isso mesmo, os cuidados com a higiene oral devem ser redobrados, bem como a vigilância.

Sabias que o pH da saliva da mulher muda ligeiramente na gravidez?

Isto acontece especialmente nos casos de grávidas que tenham refluxo, azia intensa ou vómitos regulares na gravidez, pois como o conteúdo do estômago (que é ácido) regressa à boca, vai tornar o pH desta região mais ácido. Logo, vai afetar os dentes e gengivas.

Por isso, após estes episódios deves bochechar com água e alguns minutos depois de escovares os dentes.

A escovagem dos dentes deverá ser realizada pelo menos 2 vezes por dia (sendo uma delas à noite, antes de dormir), usando uma escova macia e dentífrico com flúor.  

TOMA NOTA: Assim que os pelos da escova estejam a ficar deformados deves substituir a mesma. Opta por pastas dentífricas com sabor menos intenso para não enjoares.

Além da escovagem de dentes, também o uso de fio dentário ou escovilhão podem ser bons complementos para a tua higiene oral, dado que limpam os espaços entre os dentes onde a escova não chega.

DICAS

  • Uma utilização de fio dentário ou escovilhão por dia é suficiente, podes repetir caso notes algum pedaço de alimento mais difícil de retirar entre os dentes.
  • Se estiveres perante uma infecção dentária não te deves automedicar e é recomendado que sejas observadas por um profissional de saúde para realizar o tratamento adequado.
  • Se necessitares de realizar um tratamento é possível fazê-lo durante a gravidez e também podes tomar a medicação apropriada e devidamente indicada pelo teu profissional de saúde, que vai adaptar cada caso a ti.
  • Mesmo que não sintas nenhum problema do foro oral no decorrer da gravidez, a vigilância deve ser feita especialmente no segundo trimestre de gravidez.

Sabias que…. as grávidas agora já dispõem de um apoio financeiro do Ministério da Saúde para consultas e tratamentos dentários? Pede o teu cheque dentista no Centro de Saúde para fazer a avaliação e tratamento de problemas orais como restaurações, destartarizações ou extrações dentes.

Partilhar