fbpx
Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Aspirar o Nariz do Bebé Faz Mal? Como Fazer?

Um pequeno nariz entupido pode resultar em grandes dores de cabeça e, se andas à procura da solução perfeita para o teu bebé, é bem provável que tenhas ouvido falar sobre aspiradores nasais. Sim, esses onde a mamã puxa e suga com a boca, que têm uma mangueira – conheces? Se não, e se este nome é completamente novo para ti, poderá soar um pouco assustador e é normal que te questiones sobre o quão seguro será utilizar este equipamento. Nós tiramos-te todas as dúvidas!

Aspirar o nariz do bebé é perigoso? É necessário?

A verdade é esta: aspirar o nariz do teu bebé não só é perfeitamente seguro como é recomendado, desde que compres um bom aspirador e o faças da maneira correta. Afinal, as narinas do bebé e do recém nascido são pequeninas e ainda um pouco frágeis, por isso, tens de ser gentil quando as lavas.

Qual aspirador nasal comprar? Qual é o melhor e onde comprar:

Escolher um bom aspirador é fácil: basta visitares uma Well’s, farmácia ou parafarmácia e irás encontrar o Aspirador Nasal Soft da Libenar®: Para além de ser o aspirador mais confortável para o bebé, este produto é eco-friendly e mais económico do que outras marcas. Sabe mais sobre ele aqui.

Quando e como utilizar o aspirador nasal para bebé?

Assim que tiveres o aspirador em casa, podes passar à ação e a primeira coisa que tens de fazer é lavar o aspirador com água quente (não a ferver!), para garantir que o equipamento está o mais limpo possível.

aspirar o nariz do bebe faz mal

Depois, é altura de aplicar o soro fisiológico. É muito importante que uses sempre o soro antes de aspirares o nariz do bebé, pois o líquido vai ajudar a diluir e soltar o muco, facilitando a segunda fase da lavagem. A nossa sugestão é que uses o soro e aspirador numa narina primeiro, e só depois passes para a segunda narina. Se nunca aplicaste gotinhas no nariz do teu bebé, podes aprender a fazê-lo neste artigo.

Quando chegar a altura de usar o aspirador, basta seguires estes seis passos:

como usar aspirador nasal
como usar aspirador nasal
como usar aspirador nasal
como usar aspirador nasal
como usar aspirador nasal
como usar aspirador nasal

Nunca reutilizes os filtros: fazê-lo poderá levar a infeções ou infeções secundárias.

Tão importante quanto saber como usar o aspirador é saber como limpá-lo e é essencial que o faças após cada utilização, sem falta! Tal como na primeira lavagem, usa água quente para enxaguar o equipamento e, de seguida, seca-o bem. Assim, evitas que qualquer muco fique no aspirador e infete o teu bebé na utilização seguinte.

Como higienizar o aspirador nasal? Devo esterilizar ao lavar?

Atenção, deves seguir algumas precauções antes de usar o aspirador. Deves limpar o nariz ao bebé antes e há duas coisas que são mesmo PROIBIDAS:

  • Não esterilizar ou ferver o aspirador ou qualquer parte dele – lava APENAS com água quente;
  • Não usar após o prazo de validade;

Outras dicas que te irão ajudar a usar o aspirador da maneira mais eficiente e segura possível para o bebé são:

  • Usa um lenço de papel durante o processo de lavagem para ires limpando algum muco que possa estar à volta do nariz do bebé, evitando que a pele fique irritada.
  • Não uses o aspirador mais do que quatro vezes por dia, pois fazê-lo pode ser demasiado agressivo para o nariz do bebé e causar irritação.
  • Se o bebé estiver agitado e tentar fugir do aspirador, canta-lhe a sua música preferida ou põe desenhos animados na televisão. Por outras palavras, tenta distraí-lo/a.

Se após cinco dias de utilização do aspirador o teu bebé não mostrar melhorias, contacta o teu médico ou médica e tenta perceber de que outras maneiras podes ajudar o pequeno ou pequena.

Partilhar