fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Soro Fisiológico para Bebés – Como Lavar o Nariz e Como Aplicar

Um bebé com o nariz entupido é um bebé de mau humor e isso nunca é divertido para os papás. Mas, por enquanto, o teu pequeno ou pequena não é capaz de limpar o seu nariz, por isso, terás de ser tu a fazê-lo.

Não sabes como evitar isto? Não te preocupes, nós explicamos-te tudo.

O primeiro passo é garantir que tens tudo aquilo de que precisas em casa, o que, neste caso, é um bom soro fisiológico para bebés e  um aspirador nasal – só usando uma combinação dos dois podes garantir que o nariz do teu bebé fica o mais limpo e descongestionado possível.

O soro todos nós costumamos ter por casa e se não tiveres, basta passares por uma Well’s, farmácia ou parafarmácia e lá irás encontrar o Soro Fisiológico da Libenar® que vem em doses individuais e é mais higiénico (é, aliás, o número 1 do mercado).

Já o aspirador é um equipamento um pouco mais específico que talvez nem conhecesses antes de o teu primeiro bebé nascer.

aspirar o nariz do bebe faz mal

O novo Aspirador Nasal Soft, com filtros de papel recicláveis, económicos e mais confortáveis para o teu bebé, é uma óptima opção. Quando tiveres o soro e o aspirador em casa, só tens de seguir os seguintes passos:

  1. Pega no bebé na vertical, como se ele ou ela estivesse de pé,  ou senta-te, colocando-o nas tuas pernas e garantindo que o bebé está numa posição ligeiramente reclinada e que a sua cabeça está bem segura numa das tuas mãos. Ambas as posições funcionam igualmente bem para este processo, por isso escolhe aquela com que te sentes mais confortável.
  2. Coloca duas ou três gotas do soro numa das narinas do bebé. Se o teu médico ou médica tiver indicado um número específico de gotas, segue o seu conselho.
  3. Depois de alguns segundos, utiliza o aspirador nessa narina para retirar qualquer excesso de muco. Podes ver como o fazer passo-a-passo aqui.
  4. Dá um ou dois minutos ao bebé para que possa relaxar e depois repete os três primeiros passos na outra narina.

Como vês, lavar o nariz do teu bebé não requer muitos passos. Mas todo este processo vai ser uma novidade para o pequeno ou pequena, por isso é normal que, nas primeiras vezes, tente resistir um bocadinho. Se isso acontecer, podes sempre pedir ajuda à tua cara-metade (ou familia, ou amigos!) para que segure o bebé e garanta que não foge do soro e do aspirador.

Para além desta lavagem (que é essencial), há outras coisas que podes fazer para ajudares o bebé a respirar bem de novo:

Nebulização com soro fisiológico em bebe – Como fazer?

Existem máquinas de vapor específicas para este tipo de problemas e para fazer nebulizações com soro fisiológico. Mas atenção, as nebulizações com soro fisiológico não são uma cura para nenhuma doença do teu baby – só aliviam sintomas e ajudam a respirar melhor!

Se não tiveres uma máquina, podes deixar água quente a correr na tua banheira até que notes o vapor (quem sabe possas ir lavando alguma coisa com água quente, por exemplo o aspirador nasal, e assim poupas água!).

Depois, vai com o teu bebé para dentro da casa de banho durante uns minutos. Vais gastar alguma água, mas o vapor vai ajudar a soltar algum muco no seu nariz, facilitando o processo de lavagem.

Nariz entupido à noite, o que fazer?

Todos sabemos quão difícil é dormir quando temos o nariz entupido – ainda para mais os bebés, durante os primeiros meses, não sabem respirar pela boca! Por isso coloca uma toalhinha ou manta dobrada por baixo da parte superior do colchão para que a cabeça do bebé esteja ligeiramente elevada durante a noite e lhe seja mais fácil respirar.

nariz do bebe entupido - aspirador nasal

Se, mesmo usando a combinação do soro e aspirador durante alguns dias, o teu bebé continuar com dificuldades em respirar (e a ressonar muito?) liga ao teu médico ou médica. Isto pode ser sinal de problemas um pouco mais complicados do que um nariz entupido e, como já sabes e bem, no que toca à saúde do teu bebé, mais vale prevenir do que remediar!

Partilhar