Emanuel Alves da Silva Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular
Nódoas negras: o que são, o que ter em atenção e como curar rapidamente
Quem nunca fez uma nódoa negra acidentalmente ao dar uma queda ou mesmo ao ir contra algum objeto rígido? Quando nos magoamos nem sempre ficamos com feridas visíveis ao nível da pele.
Contudo podem acontecer lesões internas, nomeadamente nos vasos sanguíneos. No momento a dor pode até ser breve, mas quando se pressiona o local lesionado há sempre um desconforto, podendo surgir dor localizada, inchaço, sensação de pressão. E, claro, a zona fica escura e manchada durante um tempo. Em algumas situações podem existir restrições ao movimento, devido à quantidade de sangue acumulada no local.
Queres saber como podes fazer desaparecer nódoas negras rapidamente? Encontra dicas mais abaixo!
Como surgem as nódoas negras?
Já todos vimos nódoas negras e sabemos identificá-las facilmente, mas como é que elas surgem afinal? Simplificando, as nódoas negras ou hematomas são o resultado de uma rotura de um vaso sanguíneo depois de uma lesão, que provoca uma hemorragia subcutânea na pele e fica visível. A pele tende a ficar avermelhada/arroxeada na zona afetada, tornando-se progressivamente mais amarela à medida que o sangue vai sendo reabsorvido e metabolizado pelo corpo.
Hematomas em crianças são bastante comuns, especialmente devido às atividades físicas e brincadeiras que envolvem movimentos rápidos e, muitas vezes, também incluem algumas quedas. Por terem a pele e os vasos sanguíneos mais finos e sensíveis, os hematomas surgem com alguma facilidade nas idades mais jovens.
Como curar nódoas negras rapidamente
É inevitável, há vezes em que eles vão cair e magoar-se. Quando isso acontece, há algumas medidas que podes adotar e que ajudam na recuperação e na redução do desconforto:
- Aplicar, protegendo, compressas frias ou gelo, na zona magoada durante 10-15 minutos, várias vezes ao dia, sobretudo nas primeiras 48h após a lesão.
- Evitar atividades físicas intensas que possam piorar a nódoa negra;
- Em algumas situações, a aplicação de pressão, através de ligaduras pode prevenir o agravamento;
- Aplicação de cremes com um efeito anti-inflamatório, que promovam a cicatrização, aliviem a dor e acelerem o desaparecimento das nódoas negras.
Quanto tempo demora a passar um hematoma?
Normalmente uma nódoa negra demora pelo menos uma ou duas semanas a passar. Mas atenção que hematomas maiores podem levar mais tempo a desaparecer. Há alguns sinais a que deves ficar atenta:
- Se o tamanho do hematoma for aumentando progressivamente;
- Quando há uma vermelhidão intensa;
- Quando a dor e a sensibilidade no local vão aumentando;
- Quando se começa a sentir calor e febre ou se sai pús.
Se o teu filho apresenta algum destes sinais, pode ser necessário levá-lo a um médico especialista.
Dicas para prevenir nódoas negras
A verdade é que não há fórmulas mágicas e vão haver sempre crianças mais desastradas que outras. No entanto, há certas coisas que podes fazer para tentar que os mais novos não se magoam com tanta frequência, seja em casa ou na rua:
- Assegura-te de que tens espaço em casa para circular com segurança;
- Evita ter objetos espalhados pela casa, que possam levá-los a tropeçar e cair;
- Cuidado com as carpetes escorregadias! Utiliza tapetes antiderrapantes;
- Evita que andem sem chinelos, com os pés desprotegidos.
Não te esqueças que o mais importante é manter a calma e tranquilizar a criança. Um hematoma é reversível, melhora com o tempo e faz parte da infância e dos momentos de aprendizagem.
Hirudoid® 3mg/g gel e Hirudoid® 3mg/g creme são medicamentos não sujeitos a receita médica indicados no tratamento sintomático adjuvante de distúrbios venosos superficiais, síndrome varicoso, hematoma, distensões, contusões. Hirudoid® gel e Hirudoid® creme não devem ser postos em contacto com os olhos, membranas mucosas e feridas abertas. São contraindicados na hipersensibilidade ao polissulfato de mucopolissacáridos ou a qualquer um dos excipientes. Leia atentamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Data da revisão: abril de 2015. Ciclum Farma Unipessoal, Lda. Quinta da Fonte – Ed.D.Amélia Piso 1 Ala B 2770-229 Paço de Arcos. NIF: 504362674 Hirudoid/JUN23/136
- Cuidados ao Bebé
Isofix na cadeirinha – O que é?
Já deves ter ouvido falar do isofix para a cadeira de bebé no carro. Mas sabes o que é e como usar?
Saber maisDoenças respiratórias: quais são as principais, que causas têm e quais os tratamentos
Que doenças respiratórias conheces?
Saber maisCuidados a ter com o bebé na praia
Tudo o que precisas de saber sobre a exposição solar em idade pediátrica.
Saber maisBebé com refluxo gastroesofágico: sintomas e como aliviar
O refluxo nos bebés é uma fonte de grande desconforto e muito comum.
Saber mais