fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

Marina Pereira
Escrito por:

Marina Pereira Enfermeira e Assessora de Lactação

8 posições para o bebé mamar

Muitas mamãs ao terem nos braços um recém-nascido debatem-se sobre se estão a amamentar corretamente, especialmente se os bebés forem gémeos. As posições do bebé durante a mamada são muito importantes para o sucesso da amamentação uma vez que permitem ter diferentes estímulos e ajudam a prevenir complicações mamárias.

Alterar a posição do bebé ao longo da mamada ou, pelo menos, em mamadas diferentes vai extrair o leite materno nas várias partes da mama, permitindo que fique vazia e prevenindo que o leite fique acumulado em algum local. 

Qual a importância de alternar as posições?

A mudança de posições ao longo da mamada é muito importante para que toda a mama seja esvaziada e sejam evitadas complicações como fissuras nos mamilos ou bloqueio dos ductos. 

Para ajudar a prevenir complicações é fundamental que o bebé esteja bem posicionado e a realizar a pega de forma adequada. 

Além disso, deves estar numa posição confortável enquanto amamentas para que fiques calma e relaxada e o leite seja extraído mais facilmente. 

As 8 posições mais comuns para o bebé mamar são:  

1.  Posição de embalar (“tradicional”)

Na posição de embalar ou tradicional o bebé fica deitado nos teus braços ou numa almofada de amamentação e barriga com  a tua barriga. 

Para ajudar nesta posição podes estar sentada numa cadeira de amamentação para que estejas mais confortável e, desta forma, mais relaxada. 

2.  Posição de embalar cruzada

Esta posição é muito semelhante à de embalar, porém na posição de embalar cruzada, a outra mão ou antebraço é utilizada para apoiar o bebé.  Assim, é mais fácil orientar o bebé em direção à mama para que a abocanhe de forma adequada, sendo muito usada quando os bebés têm dificuldade a realizar a pega.

3.  Posição deitada

Nesta posição ficas deitada com o bebé em cima da tua barriga, permitindo que os braços fiquem livres. 

Esta posição é muito útil após uma cesariana, uma vez que ajuda a evitar pressões na ferida que podem existir numa posição sentada.

4.  Posição deitada de lado

A posição deitada de lado é bastante confortável para ti, principalmente quando estás mais cansada ou mesmo durante a noite. 

Nesta posição é oferecida a mama que está mais próxima do colchão, ambos deitados de lado e barriga com barriga, com a possibilidade de ficares com as mãos desocupadas.

5.  Posição de cavalinho

Na posição de cavalinho, o bebé fica sentado na tua perna, frente a frente contigo e apoiado pelas costas. 

Qualquer bebé pode ser amamentado nesta posição, porém é mais fácil ser utilizada quando o bebé já segura a cabeça. 

A cadeira de amamentação pode ajudar a que fiques bem posicionada, facilitando a mamada nesta posição.

6.  Posição invertida ou rugby

Esta posição consiste em colocar o bebé deitado com os pés virados para as tuas costas. 

Podes sentir mais facilidade ser utilizares uma almofada de amamentação para que o bebé esteja sempre apoiado. 

7.  Posição inclinada sobre o bebé

Nesta posição o bebé fica deitado de barriga para cima enquanto a tu te debruças sobre ele e ofereces a mama. 

Esta posição é extremamente útil se tiveres uma mastite ou ingurgitamento mamário que te provoca dor ao toque ou pressão provocada pela sucção.

8.  No babywearing 

Nesta posição o peso do bebé é suportado pelo babywearing e permite que possas fazer outras atividades enquanto amamentas. 

É uma posição muito prática e confortável tanto para a ti, como para o bebé e pode ser realizada em qualquer lugar.

Quais as melhores posições para amamentar gémeos?

A amamentação dos gémeos em simultâneo pode ser bastante benéfica para ti porque te permite economizar tempo e criar rotinas semelhantes para ambos os bebés. 

Para amamentar gémeos, as melhores posições são:

Posição invertida ou rugby;

Posição de cavalinho;

Posição deitada. 

Todas estas posições são mais fáceis de serem feitas com a ajuda da almofada de amamentação de modo a dar um apoio adicional no posicionamento dos bebés. 

E se eu tiver dificuldade em amamentar noutras posições?

A amamentação é um processo que necessita de calma, tempo e dedicação por parte dos pais. No entanto, nem sempre é fácil e, por isso, em algumas situações pode ser útil e necessário pedir ajuda a uma conselheira de amamentação para resolver certas situações. 

Existe também a linha de apoio SOS amamentação que permite auxiliar as mamãs com dúvidas e apoiá-las durante todo o aleitamento materno. Esta linha está disponível através do contacto 213 880 915, entre as 10h e as 18h todos os dias.

Partilhar