fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

22ª Semana de Gravidez

São 22 semanas de gravidez, possivelmente já sentes uma dor no umbigo, certo? Vamos também falar de estrias e de nutrição na gravidez. O teu pequeno coco já tem sentido de tacto e dorme muito muito!

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 22 semanas

  • Idade Fetal 20 semanas

  • Comprimento do embrião 28 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 154 dias

  • Peso do embrião 380g (aproximadamente)

  • Tamanho Coco

Lembras-te daquele nenuco com que brincavas quando eras criança? O teu bebé já é desse tamanho e parece-se cada vez mais um recém-nascido: os seus lábios, olhos, sobrancelhas, pestanas e unhas notam-se cada vez mais.

Na semana 22, o sentido de tacto do bebé também melhora: ele ou ela vai exercitando as mãos e os braços ao agarrar o cordão umbilical (não tem grandes opções de escolha, não é?) e torna-se cada vez mais forte.

O pequenino ou pequenina também está cada vez mais sensível àquilo que se passa do lado de fora da tua barriga. Para além de já te conseguir ouvir e de notar se lhe apontares uma luz, o bebé agora sente quando tocas na tua barriga. Vão massajando a tua barriguinha e comecem com os miminhos mesmo antes do pequeno/a estar nos vossos braços. Nesta altura o teu pequeno coco é um belo dorminhoco e, para contrabalançar o pouco que tens conseguido dormir, dorme 12 a 14 horas por dia. Controla a inveja. 😛

Saúde e nutrição

Todas as semanas te damos dicas de nutrição para que tu e o teu bebé passem por esta gravidez da maneira mais tranquila e saudável possível. Garantir que tens na tua dieta fontes de todos os nutrientes de que precisam, não andar de estômago vazio, fazer refeições leves e regulares, evitar alimentos que podem ter consequências negativas no bebé, não comer por dois, mas sim aumentar o número de calorias indicado para cada semana e verificar com um profissional a necessidade de suplementares a tua alimentação – tudo coisas que já sugerimos e que esperamos que tenhas vindo a seguir.

Mas esta alimentação saudável não é importante apenas para estes 9 meses, mas para os futuros hábitos alimentares do teu filho ou filha, assim como na sua saúde quando já estiver cá fora.

Comer muita fast food e ceder constantemente aos desejos menos saudáveis aumenta a probabilidade de o teu bebé vir a preferir este tipo de comida, a ter alergias e a ter problemas de coração, assim como diabetes.

E água? Já bebeste quanta água hoje?

O meu corpo

Por esta altura, a tua barriga já está bem diferente e não é só pelo tamanho.

Ninguém é grande fã de estrias na gravidez, mas infelizmente estas cicatrizes são um efeito quase inevitável.

Ao longo do tempo estas pequenas linhas vão mudar de cor, de rosa, para um tom arroxeado, para um cor-de-rosa arroxeado. Numa primeira fase podem provocar alguma comichão, mas já existem vários produtos de pele atenuantes. Mas assim que a fase da comichão passa, só te lembras que as tens quando olhas para a tua barriga, mamas ou ancas – três das zonas mais propícias ao aparecimento de estrias. E não te assustes com o aspecto delas durante a gravidez e logo após o parto. Durante os seis meses depois vão notar-se menos.

O teu umbigo vai começar a espreitar cá para fora. É uma mudança temporária – alguns meses depois do parto volta ao normal – e inofensiva; o máximo que pode acontecer é alguma irritação pelo contacto com a roupa. Caso sintas isso, pergunta ao teu médico que creme podes usar para conseguires algum alívio.

Outra parte do teu corpo que também deverá estar maiorzita (a.k.a. inchada) são as tuas mãos e usar anéis agora deixa de ser uma boa ideia. E sim, isso inclui a tua aliança. Se não queres passar as 18 semanas que faltam sem ela, compra um fio e coloca-a ao teu pescoço.

O meu dia-a-dia

Já decidiram onde é que o bebé vai ficar quando chegar a altura de voltares ao trabalho? Há várias opções: podem pedir aos avós babados, podem contractar uma babysitter ou um de vocês pode até decidir ser mamã/papá a tempo inteiro. Pode parecer que ainda falta muito para essa altura, mas confia em nós quando te dizemos que o melhor que tens a fazer é começar estas conversas com tempo, porque aquilo que tu queres pode não coincidir com aquilo que o papá/outra mamá quer. Quando tiveres um pequeno ser humano chorão nos teus braços, vais agradecer-nos por te maçarmos com este tipo de coisas!

PARA QUE NUNCA TE ESQUEÇAS

A maior parte de nós tem um telemóvel com uma camera que usa quase diariamente, por isso é bem provável que tenhas várias fotografias tuas ao longo das últimas 22 semanas de gravidez.

Mas porque não levar as coisas ao próximo nível e marcar uma sessão fotográfica a sério? Vê algumas ideias:

É uma actividade diferente do habitual para ti e para a tua cara-metade e, caso se te sintas insegura com todas as transformações que o teu corpo atravessa, pode ser uma maneira de perceberes que essa barriguinha te dá um brilho especial. Para além de que hoje em dia, em que tudo é digital, ter uma fotografia a sério até parece especial.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar