fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

21ª Semana de Gravidez

Já são 21 semanas de gravidez e vamos falar de inchaço na gravidez e também sobre viajar grávida, viajar de avião e conduzir grávida. Também sabemos que tens fome, tem calma. Entretanto a tua bananinha já tem memória (se calhar mais que tu, com essa memória de grávida!)

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 21 semanas

  • Idade Fetal 19 Semanas

  • Comprimento do embrião 27 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 147 dias

  • Peso do embrião 330g (aproximadamente)

  • Tamanho Banana

Se tudo corre de feição à vigésima-primeira semana de gestação, as feições do teu bebé começam agora notar-se na sua pequenina cara. Se pudesses olhar para ele com clareza, talvez encontrasses uma expressão tua ou do pai!

A tua banana começa também por esta altura a desenvolver memória. Podes falar com ele, chamá-lo pelo nome, dar-lhe a ouvir a tua música favorita… Algures no seu cérebro, as coisas vão começando a ficar registadas. E não só: as papilas gustativas do(a) guloso(a) que aí vem também estão em formação. Em breve vai começar a saborear a vida!

Saúde e nutrição

Já tiveste um daqueles dias em que serias capaz de comer tudo o que está no frigorífico, incluindo o frigorífico? O apetite voraz poderá tomar conta de ti, de vez em quando. O ideal é teres sempre snacks contigo! Nozes ou barrinhas de cereais são boas e nutritivas opções.

Ao mesmo tempo, a pressão que um útero maior do que uma banana faz nos órgãos do sistema digestivo, pode causar-te sensação de inchaço e alguns gases. Os alimentos ricos em fibra, como os vegetais e as leguminosas, vão ajudar-te a evitar a prisão de ventre.

O meu corpo

Queres saber a última das tuas amigas hormonas? Se reparaste que o teu cabelo e as tuas unhas parecem ter ganho vida própria e crescem a um ritmo alucinante, é por causa delas. Tudo normal, nesta idade gestacional.

Temos dito que o exercício é super importante na gravidez e isso não muda à vigésima-primeira semana de gravidez. Só que, à medida que o tempo avança, há que reduzir o impacto do exercício. Sim às caminhadas, ao yoga, à natação. Não às competições de levantamento de peso e ao body pump. Combinado? O exercício também te vai ajudar a combater alguma ansiedade que comece a surgir com a chegada do dia-B(anana). Aproveita também para conversar sobre isso com quem já tem filhos, no teu grupo de amigos. Eles já passaram por isso, poderão acalmar o teu coração!

O meu dia-a-dia

Pela 21ª semana, vais a mais de meio da “viagem” da tua vida, e pode acontecer quereres viajar para outras paragens. Mas será que viajar na gravidez é seguro? É sim, e damos-te todas as dicas para que tudo corra tranquilamente.

Se for uma viagem longa (seja em distância ou tempo), convém que avises o teu médico do teu plano. Só ele te poderá dar a certeza absoluta de que podes viajar. À partida, se não estás a viver uma gravidez de alto-risco e tudo estiver a correr na perfeição, poderás viajar até à 36ª semana.

As futuras mamãs podem conduzir até um estado avançado da gravidez. Contudo, é necessário tomar precauções. Ajusta o banco e o volante de forma a ficares confortável e com a postura correcta. Por causa do impacto do airbag, é importante que o volante fique pelo menos a 20 cm de ti. E o cinto de segurança é para ir sempre posto! Coloca-o de forma a que não faça pressão na zona frontal da barriga, contornando-a por baixo e de lado, garantido ao mesmo tempo a máxima protecção do teu externo.

Quanto à viagem, deves parar sempre que o teu corpo pedir. Não segures xixis, mantém-te hidratada e vai esticando as pernas!

Se viajares de comboio, aproveita as paragens para levantar e dar uma volta pelo corredor. Numa viagem mais longa, é bom passeares um bocadinho mais. Mas deves ter cuidado com a instabilidade que, por vezes, o comboio tem.

Para as mamãs que querem voar com o bebé, o conselho do comboio também se aplica. Além desse, informa a companhia aérea de que vais viajar grávida (a partir da 28ª semana poderão pedir-te um atestado).

E, para toda e qualquer viagem, é super importante:

  • Manter a calma, deixar o stress em casa e pensar que podem acontecer imprevistos;
  • Levar snacks saudáveis para qualquer momento de fome;
  • A tua garrafa de água é a tua melhor companheira. Sempre contigo para todo o lado;
  • Veste-te e calça-te da forma mais confortável possível;
  • Não carregues mais do que aquilo que realmente precisas e dá prioridade às malas de rodinhas. Já carregas peso suficiente em ti!

Pronto, mamã, se for o caso… Boa viagem!

POSSO PEGAR NO TEU BEBÉ?

Agora que já toda a gente reparou que a tua barriga é de grávida e não de quem deu um pontapé gigante na dieta, seja com amigos, no trabalho ou até na rua, outras mães poderão “desafiar-te”a pegar nos seus filhos e mesmo tu podes sentir vontade. Vai sem receios! A não ser que haja uma contra-indicação médica – e se não for uma criança de 10 kg, vá -, podes sempre encarar como um treino.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar