fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

2 Semanas de Gravidez

A 2ª semana de gravidez é a última do período fértil, tal como na primeira semana, estás ainda no período pré-ovulatório. Vamos falar de sintomas, gémeos e do inicio da gravidez.

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 2 semanas

  • Gestação 14 dias

A cada ejaculação, milhões de espermatozóides são libertados e todos têm um objectivo em comum: chegar ao óvulo e fertilizá-lo, para gerar o novo bebé. A viagem não é fácil e, entre a acidez da vagina, ter o timing certo e ir pelo caminho correcto, grande parte dos espermatozóides fica algures pelo caminho. Mas um vencedor – como tu também já foste – acaba por chegar à meta final, o óvulo maduro, que passa a chamar-se zigoto e parte então para o útero. E é assim que, a partir do final da segunda semana, ficas oficialmente grávida!

Na maior parte dos casos há um ovo maduro e um espermatozóide que, 9 meses depois, dão origem a um bebé. Mas há excepções – os gémeos.

  • Gémeos dizigóticos, ou gémeos fraternos: dois óvulos, fecundados por um espermatozóide cada, que irão dar origem a dois bebés distintos.
  • Gémeos monozigóticos, ou gémeos idênticos: um óvulo e um espermatozóide. Depois de fertilizado, o óvulo fertilizado divide-se em dois e desenvolvem-se dois bebés com exactamente a mesma informação genética.

Saúde e nutrição

Conseguir engravidar não se resume àquilo que acontece debaixo dos lençóis; podes dar uma ajudinha ao teu corpo, mantendo, eliminando ou mudando certos hábitos.

  • Junta à tua saúde e à tua carteira mais uma razão para deixar o tabaco para trás: fumar afecta todas as fases e aspectos do processo reprodutivo, desde o material genético dos óvulos até ao ambiente em que o teu bebé se vai desenvolver, dentro do teu útero, e estudos comprovam que fumadores têm mais probabilidade de sofrer de infertilidade do que não fumadores.

Café na gravidez? Quem não gosta de um cafézinho quente logo pela manhã? E outro depois de almoço, porque é o que sabe melhor? E mais um a meio da tarde, só para fazer uma pausa do trabalho e relaxar durante 15 minutos? E… nope! Cafeína em demasia também afecta a tua fertilidade, por isso se és uma coffeeholic, tenta controlar a quantidade de café que bebes diariamente.

O meu corpo

Durante esta 2ª semana de período pré-ovulatório poderás notar sintomas como:

  • Peito dorido;
  • Dor no fundo da barriga (na pélvis);
  • Pequenas manchas vermelhas ou castanhas na tua roupa interior;
  • Maior apetite sexual;
  • Olfacto mais apurado.

Estes são sinais de que está a ocorrer a ovulação e de que é uma boa altura para tu e o teu parceiro terem relações sexuais. Mantenham hábitos saudáveis, relaxem e divirtam-se em todas as posições que quiserem!

O meu dia-a-dia

Está cientificamente provado que o stress e a ansiedade afectam a fertilidade. Por isso, começa a fazer ioga, instala uma app de meditação no teu telemóvel, pinta mandalas, reserva um tempinho por semana para pôr uma máscara facial e ver a tua série preferida…faz o que quer que te deixe zen!

Se optares pela posição “Missionário” tens mais chances de engravidar. Se a mulher estiver em cima, menos chances. Manter a pélvis elevada depois das relações sexuais ajuda o esperma a chegar onde é suposto. Acabaste de ler… três mitos! Não há provas de que certas posições específicas que aumentam a probabilidade de engravidar, por isso, no que toca a sexo, a nossa única dica é: diverte-te!

Apesar desta ser uma fase onde ainda não há muito para dizer sobre o teu corpo e o bebé, nunca é demais aconselhar-te para que mantenhas hábitos saudáveis. E o resto dos conselhos podem prolongar-se ao teu parceiro ou parceira: mantenham-se relaxados e divirtam-se em todas as posições que quiserem!
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar