fbpx
Catarina Pinheiro
Escrito por:

Catarina Pinheiro Médica Interna de Formação Geral

Rolhão mucoso | O que significa?

Anteriormente já explicámos o que é o rolhão mucoso e qual a sua aparência. Hoje vamos esclarecer-vos em relação ao seu significado, de maneira simples e de modo a não restarem dúvidas quando o momento chegar.

Muitas grávidas acham que a saída do rolhão mucoso significa o início do trabalho de parto e que o bebé vai nascer dentro de poucas horas.

Na verdade, não é sempre assim que acontece e por esse mesmo motivo aquando da saída do rolhão mucoso, a única coisa que se tem de fazer é ficar calma e não correr para o hospital, exceto se for caso para isso.


– Há futuras mamãs que não sentem a saída do rolhão mucoso, outras sentem;

– A sua saída pode ocorrer de uma só vez, mesmo em forma de rolhão como o próprio nome indica, ou sair ao longo de vários dias;

– Em certos casos o parto inicia-se passadas poucas horas, noutros apenas passados alguns dias.

Como acabamos de constatar, a experiência da saída desta rolha de Schröder é diferente de caso para caso. Deste modo, a saída do rolhão mucoso não significa que se tenha que ir imediatamente para o hospital, existem outros sinais que acontecem realmente no início do trabalho de parto e dos quais as grávidas serão alertadas pelos seus Médicos Obstetras ou Médicos de Família, de acordo com o local onde seguem a sua gravidez. No entanto, é importante saber distingui-lo de uma perda de sangue que pode ter realmente alguma importância.

Por vezes, pode haver a dúvida se o rolhão mucoso “sai sempre”. A resposta é sim, embora nem todas as grávidas sintam a sua saída, como já referimos anteriormente. É importante também frisar que independentemente da grávida reconhecer que o rolhão mucoso saiu ou não, esse facto não vai ditar a duração ou outro pormenor do trabalho de parto.

Pode também ouvir-se o termo “bloody show” quando falamos no rolhão mucoso. Este termo é geralmente usado quando o rolhão tem uma cor ensanguentada devido à rotura de micro-vasos sanguíneos aquando da saída deste mesmo.

Para terminar, relembramos também que o rolhão mucoso sai na maioria das vezes antes da rotura da bolsa amniótica (conhecida como a rotura das águas), mas não tem sempre de acontecer por essa ordem, a rotura da bolsa pode acontecer antes da saída, ou vice-versa.