fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

3ª Semana de Gravidez

É oficial, estás grávida. Parabéns! Aquilo que acontece na 3ª semana de gravidez é o início do desenvolvimento do bebé. Algumas mulheres começam a notar alguns sintomas de gravidez nesta semana, outras não chegam a descobrir ainda que estão grávidas.

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 3 semanas

  • Idade Fetal 1 Semana

  • Gestação 21 dias

  • Tamanho Pequeno Grão de Sal

Nesta semana, zigoto – ou seja, o ovo fertilizado – fecha as portas a mais espermatozóides, através de uma camada protetora à sua volta, e começa a sua viagem até à parede uterina, onde irá ficar durante os próximos 9 meses.

Inicialmente, o bebé é feito apenas de 1 célula constituída de 46 cromossomas, metade teus, metade do papá. Por outras palavras, o ADN do bebé, que contém informação sobre o mesmo, como a cor dos seus olhos, a sua altura e o seu sexo (que só irás poder saber daqui a 15 semanas). Em apenas algumas horas esta única célula multiplica-se a um ritmo alucinante, e assim se formam o embrião, a placenta, o cordão umbilical e tudo aquilo de que o embrião irá necessitar para sobreviver.

E o que acontece ao espaço antes ocupado pelo ovo? Nesta semana de gestação passa a ter um novo ocupante: corpo lúteo, que vai produzir progesterona e estrogénio, duas hormonas da gravidez muito importantes para a formação do bebé durante as próximas 10 semanas.

Saúde e nutrição

  • Proteína, cálcio e ferro: as três palavras de ordem para a tua alimentação! A proteína vai ser uma grande ajuda para que o crescimento do bebé aconteça da forma mais saudável, o cálcio para o desenvolvimento dos seus ossos e o ferro para conseguires lidar com o aumento do teu volume de sangue.
  • Começa a tomar vitaminas pré natal. Fala com o teu médico para escolherem a(s) melhor(es) vitamina(s) e para saberes detalhes sobre quando e quantas vezes tomar.

“Agora tenho de comer por dois” (ainda) não é desculpa para comer mais do que o costume.

  • Durante o 1º trimestre de gestação não é recomendado aumentar as calorias ingeridas por dia, por isso, em termos de quantidades, mantém as tuas refeições como as costumas fazer.

O meu corpo

Numa fase tão inicial, nem todas as mulheres notam sintomas de gravidez. Mas, para aquelas que notam, estes são alguns dos mais comuns:

  • Os típicos enjoos. Sabem nos filmes quando uma personagem feminina acorda sempre com enjoos e vocês pensam “Só pode estar grávida”? É mais ou menos isso.
  • Olfacto mais apurado, causado pelo estrogénio de que falamos lá em cima. Qualquer cheiro, por mais ligeiro que seja, é amplificado. O lado negativo de ter o olfacto mais apurado é que este sintoma pode piorar os teus enjoos. Por isso tenta eliminar qualquer cheiro que notes que te incomoda.
  • Pressão na parte inferior do abdominal. Dores de barriga? Barriga inchada? Já pensaste em tudo o que está a acontecer nesta zona? É normal sentires algum desconforto; aliás, é um bom sinal, de que tudo está a correr como é suposto.
  • Peito dorido e mamilos mais escuros, também devido às hormonas da gravidez, que começam a preparar os teus seios para a produção de leite e amamentação.
  • Muco cervical e sangramentos ligeiros: o muco produzido durante a ovulação para facilitar a viagem do esperma até ao óvulo continua a ser produzido durante alguns dias após a concepção e a implantação do ovo fertilizado pode resultar em perdas de sangue. Se não tiveres a certeza se se trata do teu período, um simples corrimento vaginal ou de um sintoma de gravidez verifica se o tom e quantidade do sangue. Se for acastanhado/rosado e em quantidades ligeiras, o mais provável é ser um sinal de que estás grávida.

O meu dia-a-dia

Fala com o teu médico antes de continuares a seguir o teu plano de exercício físico habitual. É possível que tenhas de fazer algumas alterações e, no que toca à tua gravidez, mais vale prevenir do que remediar.

A terceira semana de gestação marca o início oficial da tua gravidez e apesar de, muito provavelmente, ainda não sentires grandes alterações físicas, é muito importante começares já a tratar bem de ti e, consequentemente, do teu bebé. Hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada, nada de stress e muita felicidade por esta nova etapa da tua vida: a receita ideal para esta idade da gravidez!
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar