fbpx
Filipa Lopes
Escrito por:

Filipa Lopes Blogger @ Nomes & Mais Nomes

Nome estrangeiro para bebé – Posso escolher?

Durante a gravidez, muitos pais são confrontados pela primeira vez com a existência de uma lista oficial de nomes que podem ser registados em Portugal. Nesta lista, disponibilizada pelo Instituto dos Registos e Notariado, constam os nomes de meninos e os nomes de meninas mais comuns no nosso país, mas não só.

Desde finais de 2017, esta lista de nomes permitidos em Portugal contempla ainda nomes que também são populares em vários pontos do mundo, com grande incidência de nomes populares em Espanha, França, Inglaterra, Itália ou Estados Unidos.

E se a lista de nomes mais registados nos mostra que a preferência dos portugueses recai nos nomes tradicionais, também permite perceber que há muita gente a optar por nomes que não remetem imediatamente para a cultura portuguesa.

Na lista de nomes de rapazes mais usados em 2018, é possível encontrar Kevin, Bryan, Enzo, Lorenzo e Noah e, na lista de nomes de meninas, Yasmin, Nicole, Melanie ou Kelly. No que respeita a novas tendências, podemos identificar nomes para meninas como Chloe e Emily ou nomes para meninos como Liam e Theo.

Se gostas deste estilo de nomes, sabe que também podes registar alguns campeões de popularidade como James, Mason, Giovanni, Joshua, Younes, Oliver, Zayn ou Iker, tal como podes escolher Chiara, Harper, Charlotte, Myra, Francesca, Ivy, Zoey e Meghan.

Assim, a escolha destes nomes estrangeiros já não levanta problemas legais, mas há quem resista ao seu uso por receio de que isso possa causar algum transtorno à criança, sobretudo por causa de erros de escrita ou pronunciação.

É bem verdade que nem todos os nomes se adaptam fonética ou graficamente à língua portuguesa, o que poderá obrigar a soletrar o nome mais do que seria desejável, mas, por outro lado, estamos cada vez mais expostos a diferentes culturas e é inegável que as novas gerações estão muito à vontade com a língua inglesa.