fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

Daniela Duarte
Escrito por:

Daniela Duarte Dra. Cegonha | Copywriter

Cuidados para alimentar bebés prematuros

A amamentação é um início de amor, totalmente natural e que traz benefícios tanto para a saúde do bebé como para a da mãe.

No caso dos bebés prematuros, o processo de amamentação é mais difícil porque os bebés ainda não têm a capacidade de mamar desenvolvida. A dificuldade advém da imaturidade em combinar a sucção, deglutição e respiração ao mesmo tempo. 

Nestes casos, a preocupação dos pais é maior e alimentar os bebés transforma-se numa luta constante. O processo de aprendizagem chega a demorar dois meses e, durante esta temporada, o essencial é superar os medos dos pais.

Se o teu bebé nascer prematuro, tenta ter calma. Os serviços de maternidade estão equipados com todos os materiais necessários para te ajudar no processo da amamentação. Para além disso, terás ao teu lado profissionais de saúde com conhecimentos e pequenos truques para tornar tudo mais fácil.

O Serviço da Maternidade do Porto ensina bebés a corrigir o problema anatómico que os faz imaturos para combinar a sucção, deglutição e respiração. Este método foi desenvolvido no Centro Materno-infantil do Norte e criado no âmbito do projecto Hospital Amigo Bebés, da UNICEF. Para que te sintas mais confiante, a Dra. Cegonha deixa aqui alguns exemplos dos truques utilizados:

  • Sondinhas colocadas nos mamilos: desta forma os bebés mamam através da sonda o leite da mamã. Estas sondas têm um tamanho apropriado para a boquinha do bebé.
  • Ensinar a mãe e o pai a agarrar na mama: as mamas são volumosas e as boquinhas muito pequeninas, tornando-se necessário que, às vezes, tanto a mãe como o pai agarrem na mama em simultâneo para torná-la mais fininha.
  • Incluir a família mais próxima nesta jornada: o afeto é essencial para dar maior confiança e segurança aos pais.

Por isso, acredita que vai tudo correr pelo melhor. A natureza faz tudo tão bem feito, não faz?

Partilhar