fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

7ª Semana de Gravidez

O que é o rolhão mucoso? Qual deve ser o meu peso na gravidez? Dor de cabeça? Hiperemese gravídica? Sintomas? Desejos? Calma, vamos responder a tudo. Para já, descobre mais sobre o teu grãozinho de café

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 7 semanas

  • Idade Fetal 5 Semanas

  • Comprimento do embrião 15 mm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 49 dias

  • Peso do embrião 1g (aproximadamente)

  • Tamanho Grão de Café

Se tens passado muito tempo a sonhar acordada sobre como será o teu grãozinho de café neste momento, podemos dizer-te que já deve ter rins e outros órgãos, como o fígado, intestino e estômago também já estão em desenvolvimento. “Onde cabe isso tudo, naquele grão de café?”, perguntas tu. O cordão umbilical também já existe e, neste momento, é lá que eles estão “arrumados”. “Tomara que seja assim com os brinquedos”, pensas tu agora. E por falar em brincar, as mãos e pés também começam a crescer por volta destas 7 sétima semana de gestação!

Saúde e nutrição

Na semana 7 de gestação, continuam os enjoos e o sono. A estes (nada) amigos, juntam-se as náuseas e há uma grande probabilidade de quereres vomitar. Apesar de serem sintomas frequentes numa gravidez, se os vómitos forem contínuos e excessivos, consulta um médico. A hiperemese gravídica é uma condição pouco frequente de uma forma geral, mas pode trazer muitas complicações para ti e para o bebé, principalmente se começares a desidratar ou entrares em carência nutricional. 

Bebe muita água, evita a comida pesada e muito condimentada e tenta comer pouco, mas várias vezes ao dia. 

Sabemos que se sentires fadigaenjoos e até enxaquecas (dor de cabeça na gravidez não é anormal) poderás não ter a mínima vontade de te mexer, mas o exercício físico moderado poderá aliviar estes três sintomas, na medida em que activa o teu sistema endócrino e ajuda o sangue a fluir. Vamos, nem que seja uma caminhada!

Os desejos e aversões a comida também poderão começar a surgir nesta semana 7 de gravidez. Quanto às aversões, não há nada a fazer. No que toca aos desejos, cede-lhes. Mas, sim, tem um “mas”: cuidado com os açúcares e as gorduras. Pensa em desejos saudáveis!

O meu corpo

Sendo o teu bebé do tamanho de um grão de café, deves achar estranho sentir que as tuas maminhas cresceram… uma chávena cada uma. É normal, as tuas hormonas estão a trabalhar muito para preparar o teu peito para amamentar. Além do aumento do peito, as tuas aréolasprovavelmente estão mais escuras e os teus mamilos super sensíveis. Em breve habituas-te!

Dentro de ti, forma-se por esta altura o rolhão mucoso. E o que é o rolhão mucoso? Que aparência tem? É uma substância produzida pelas tuas glândulas mucosas cervicais, que vai fechar a entrada do teu útero durante a gravidez e proteger o teu bebé de toda e qualquer bactéria que possa colocar em causa a sua saúde.

Esta barreira protectora é expulsa do teu corpo no final da gestação e é um sinal de que o dia do nascimento está a chegar. Algumas futuras mamãs não dão conta de que o rolhão mucoso já foi expulso e outras confundem-no com uma perda de sangue. Se o segundo for o teu caso, por via das dúvidas, vale sempre a pena ir para o hospital.

Na sétima semana de gravidez, talvez ainda não sintas muitas outras mudanças no teu corpo, mas há, literalmente, uma vida a acontecer dentro de ti. Uma das grandes preocupações das mulheres neste carinhosamente chamado estado de graça, é o impacto que o aumento de volume e peso possa ter no seu corpo. Se não existe gravidez sem aumento de peso, é importante saber de onde esse peso vem.

Como cada corpo é um corpo, vamos deixar-te uma ideia do que poderá ser um ganho de peso na gravidez saudável. Dependendo da tua estrutura física, do teu metabolismo e do teu índice de massa corporal, poderás ter um ganho de peso entre os 11 e os 15kg. Não te assustes! Vamos explicar-te de onde vem isto tudo:

 Bebé: entre 3.4 e 3.8 kgs
– Placentaentre 900 gr e 1.2 kgs
– Líquido Amnióticoentre 900 gr e 1.2 kgs
– Volume sanguíneo: aprox. 1.8 kgs
– Reservas de gordura: entre 2 e 4 kgs
– Tecidos mamários: aprox. 2kg
– Aumento do útero: entre 1 e 2 kgs

Como vês, a gestação vai trazer-te alguns quilinhos a mais, naturalmente, e poderás recuperar a tua forma depois do parto. Deves manter a tua dieta adequada às tuas necessidades e às do bebé, o que não significa que precises de um grande aumento do aporte calórico para ter uma gestação tranquila. O teu médico saberá aconselhar-te melhor do que ninguém. E não há desculpa para comer por dois!

O meu dia-a-dia

O teu grão de café está a deixar-te super fatigada e os cafés não são a resposta. É verdade que só vamos na 7ª semana, mas é importante que dês ouvidos ao teu corpo e descanses um bocadinho mais do que o habitual. E o descanso pode não ser só ir dormir mais cedo. Evita aparelhos electrónicos à noite – tirar a televisão do quarto é sempre boa ideia – e adapta a tua rotina para incluir actividades mais relaxantes, como ouvir música ou ler.

Com sete semanas de gravidez, ainda não convém fazer uma mudança gigante no guarda-roupa. Mas é bom ires pensando nisso, vendo o que achas que te faria sentir bem e, se encontrares algo que gostes, começar a comprar algumas coisas.

Nervosa para a 1ª ecografia? Sabemos que a data da segunda consulta de gravidez se aproxima e com ela vem também esse exame. Além de poderes ver o teu bebé pela primeira vez e das habituais análises, o médico dar-te-á a confirmação de que estás a gerar um bebé saudável.

P.S.: Relembramos-te que se fizesses agora uma ecografia, também poderias ouvir o coração do teu grãozinho. Não é mágico?
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar