fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

19ª Semana de Gravidez

O “pano” (melasma, cloasma) já aparece na tua pele e rosto na 19ª semana de gravidez. Vamos falar sobre essa linha na tua barriga, cuidados com o sol e o teu apetite sexual. O teu diospiro já acorda e dorme quando lhe apetece, independentemente de ti. Já viste isto?!

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 19 semanas

  • Idade Fetal 17 Semanas

  • Comprimento do embrião 14 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 121 dias

  • Peso do embrião 220g (aproximadamente)

  • Tamanho Diospiro

À 19ª semana de gravidez, o teu frutinho está a começar a desenvolver os pulmões, começando pelos bronquíolos. Dentro do cérebro, é altura de apurar os cinco sentidos e, nesse sentido, as células que lhe permitirão saborear, cheirar, ver, ouvir e sentir o toque, estão em desenvolvimento. A formar-se também, está o vernix caseosa, uma camada de gordura que protege a pele do teu bebé da humidade a que está constantemente exposto por causa dolíquido amniótico. Além disso, vai ajudar o teu diospiro – que será bem maior do que um diospiro – a “deslizar” mais facilmente no parto!

Sabias que nesta semana o teu bebé começa a ser “independente” em termos de sono? Está a criar o seu próprio horário e dorme quando lhe apetece, independentemente se a mãe está activa ou em descanso. Como podes constatar, se ele ou ela não te deixar dormir quando estiver cá fora, é porque andou a planear tudo antes. 

Saúde e nutrição

Se tens sentido azia e isso te faz perder o apetite, és capaz de começar a acordar à noite com fome. Atenção com as idas noturnas ao frigorífico.

Um copo de leite, por exemplo, é nutritivo, “mata a fome” e não vai interferir com a qualidade do teu sono.

O meu corpo

A tua barriguinha está cada vez maior e poderá aparecer-te uma “risca” no sentido vertical. Não te assustes! É a linea nigra, uma linha que surge por causa de todas as mudanças hormonais que o teu corpo está a viver. Esta simples alteração na pigmentação não aparece em todas as mamãs mas, aparecendo, desaparecerá com o tempo depois do parto.

Além desta transformação na pele, e principalmente se fores morena, também poderás ver algumas alterações no teu rosto; o cloasma, melasma ou, mais informalmente, o pano, que são exactamente a mesma coisa, são pequenas manchinhas que podem aparecer no queixo, nas bochechas, no nariz ou na testa.

Esta alteração é um efeito do excesso de produção de melanina e não existe uma causa cientificamente provada para o seu aparecimento. Contudo, a exposição solar, a genética e as alterações hormonais que estás a experienciar favorecem a hiperpigmentação da pele. Em que mês estamos? Seja como for, cuidado com o sol. Usa um protector com factor máximo!

Alguém se mexeu? Os movimentos do teu bebé poderão ficar ainda mais perceptíveis a partir da décima-nona semana. Aproveita esta fase mágica da gravidez!

E se estiver a ser difícil aproveitar as noites de sono, os conselhos são os mesmos: tenta dormir para o lado esquerdo e coloca uma almofadinha entre os joelhos. Vai ajudar-te a distribuir melhor o peso do corpo. Além disso, se puderes deitar-te durante o dia, nem que seja por cinco minutos, fá-lo. Vais sentir-te muito melhor e mais relaxada.

Como estamos de apetite sexual? Por esta altura, muitas mamãs dizem que está no auge. Se for o teu caso e não havendo contra-indicação médica… Sabes o que podes e deves fazer. Ainda assim, muitos parceiros têm receio e acabam por não conseguir aproveitar estes momentos da mulher. A masturbação é um assunto pouco falado na gravidez e não se percebe porquê. Se só tiveres essa opção, força! Aproveita e faz uns exercícios de Kegel pelo meio. 

O meu dia-a-dia

O “curso” vai quase a meio e o “exame final” ainda está longe. Mas é melhor começar a estudar, certo?

Já pensaste em ter aulas pré e pós-parto? Este tipo de preparação só costuma começar no terceiro trimestre mas… mamãs há muitas, as vagas podem ser poucas e tens de encontrar um sítio onde te sintas bem para partilhar o teu tempo e aprender. Há muitas opções, mas o Instituto 4 Life (que é nosso parceiro, nada a esconder!) é a nossa recomendação:

AOs cursos de preparação para o parto vão permitir-vos estarem mais preparados para o grande dia e para os primeiros anos de vida do bebé, assim como encarar a fase final do processo de gravidez e os primeiros tempos do filhote com segurança e confiança. Lá, poderão tirar dúvidas como:

  • Pré-parto: o papel do parceiro/a e a sua participação no parto, alívio da dor, técnicas de relaxamento, sinais de parto;
  • Parto: tipos e opções, fases do parto, analgésicos e procedimentos;
  • Maternidade: o que levar na mala da mãe e do bebé, primeiros cuidados, testes ao recém-nascido, segurança e transporte;
  • Pós-Parto: os primeiros dias, cólicas, amamentação, puerpério, sexo após a gravidez.
  • Não carregues mais do que aquilo que realmente precisas e dá prioridade às malas de rodinhas. Já carregas peso suficiente em ti!

Os cursos costumam ter uma componente teórica, uma prática e alguns incluem visita à sala de partos/maternidade, dependendo de onde são feitos. Além de existirem em algumas maternidades, hospitais e unidades de saúde, estes cursos também podem ser encontrados em hospitais ou clínicas privadas, assim como em centros especializados em preparação para o parto e parentalidade.

E se vais encontrar profissionais concentrados em proporcionar-te uma recta final de gravidez muito mais feliz e tranquila, encontrarás também outras mães a viver o que estás a viver, com quem poderás trocar experiências!

UM PEDIATRA PARA A MENINA… OU PARA O MENINO.

Se ainda não foste, estás prestes a ir à próxima consulta, onde a ecografia morfológica te vai dizer qual o sexo do bebé. Independentemente disso, o teu diospiro vai precisar de um pediatra.

Esta é uma boa fase para pedirem opiniões a amigos, familiares, outros pais e começarem a conhecer os médicos que vão acompanhar o diospirinho nos primeiros anos de vida.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar