fbpx
Daniela Duarte
Escrito por:

Daniela Duarte Dra. Cegonha | Copywriter

5 dúvidas que vais ter durante a gravidez

Durante a gravidez irás passar por fases de dúvidas e questões. Como queremos ajudar-te nesses momentos, reunimos 5 perguntas que irás fazer a ti própria durante o período da gestação.

Como devo comunicar no trabalho que estou grávida?

A tua entidade patronal deve saber que estás grávida. Para tal, informa-a por escrito e  anexa uma cópia do boletim de grávida ou do atestado médico. Lembra-te que a lei do trabalho não permite o despedimento por gravidez. Se o empregador pensar em te despedir tem de se justificar junto da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e obter o seu parecer favorável.

Devo partilhar a novidade nas redes sociais?

Não há uma resposta mais correta para esta pergunta. Tudo depende do que te deixa mais confortável. Se não souberes lidar com uma maior exposição, não publiques nas redes nenhum post a anunciar que estás grávida. Se por outro lado, até gostavas que os “conhecidos” soubessem desta novidade, inspira-te nas fotos modelo que encontras na Internet e tira a tua melhor foto para assinalar este momento.

Será que sou normal?

A gravidez é uma fase de muitas emoções, dúvidas e anseios. É totalmente normal passares por momentos em que não estás alegre e em que começas a questionar tudo: se serás uma boa mãe, se tudo isto valerá a pena, se não devias ter esperado mais tempo… Tem calma e aceita todas estas preocupações. São sinal que queres dar o melhor de ti à criança que está a crescer no teu ventre!

Será que estou a colocar o bebé em risco?

Por mais que saibas que está tudo bem, tens sempre medo de fazer alguma coisa que prejudique o bebé. É absolutamente normal que todas as tuas atitudes sejam precedidas por intensas reflexões e pesquisas sobre o impacto que terão, porque dentro de ti cresce alguém muito especial que justifica tanta preocupação. Neste sentido, conversa abertamente com os profissionais de saúde que te seguem e esclarece todas as tuas dúvidas.

Será que posso ter relações sexuais estando grávida?

Em termos fisiológicos, não há qualquer motivo para te preocupares. O bebé está bem fechadinho e protegido. O mais importante aqui és tu. És tu que tens de avaliar se te sentes confortável.

Conversa  abertamente com o teu médico sobre este tema. Só ele te pode garantir que não existem quaisquer complicações se tiveres relações sexuais com penetração.