Inês Nobre Personal Trainer, Especialista em Treino para Grávidas e Recuperação Pós-Parto
Como combater a dor lombar na gravidez
O que é a dor lombar?
A dor lombar é definida como dor, tensão muscular ou rigidez, localizada abaixo da margem da costela e acima da prega glútea inferior, com ou sem dor na perna. É um sintoma, não uma doença, e pode resultar de várias patologias.
Como posso tratar a dor lombar na gravidez?
Embora seja recomendada a prática de exercício físico durante a gravidez, exceto em casos de gravidez de alto risco, as mulheres grávidas tendem a reduzir substancialmente os níveis de atividade física nesta fase. Por isso,
mulheres com dor lombar e dor no pavimento pélvico, relatam uma qualidade de vida, relacionada com a saúde, significativamente mais baixa do que quando comparada com mulheres saudáveis.
Sabias que 25% das mulheres que tiveram filhos e 50% das mulheres grávidas, tiveram dor lombar, dor pélvica ou ambas? Embora a maioria das mulheres recupere um mês após o parto, uma percentagem significativa (5% a 8,5%), continua a apresentar sintomas de dor, até 2 anos após o parto.
O aumento da pressão nas articulações pélvicas, é uma das maiores causas deste tipo de desconforto. A pelve serve para transferir o peso do tronco para
as pernas e para que a carga seja efetivamente transferida e a força seja minimizada nas articulações, a pelve precisa de estar estabilizada.
O exercício físico ajuda a aliviar a dor lombar?
O exercício é uma das opções frequentemente mais utilizadas na reabilitação de mulheres com dor lombar e pélvica, relacionada com a gravidez. A deteção e o tratamento precoces levam a melhores resultados, por isso não percas tempo!
Através de exercícios para ganhares força muscular, flexibilidade e resistência
vais conseguir restaurar tecidos lesados e aumentar a capacidade da manteres as atividades normais do dia-a-dia.
Equipas multidisciplinares, em conjunto com fisioterapeutas pélvicos, obtêm resultados mais consistentes, a longo prazo. O primeiro passo para resolver
este problema é mesmo a avaliação por um profissional, que irá recomendar o melhor tipo de tratamento e exercícios, adequados à capacidade física de cada mulher e também a cada fase da gravidez.
Se queres saber mais sobre a dor lombar e como tratá-la, faz download deste e-book!
- Cuidados na Gravidez
Amniocentese: quais os riscos, como é a recuperação e que cuidados ter
A amniocentese é essencial para detetar doenças graves no feto.
Saber maisGravidez | Emoções | O “nascimento” dos pais
Uma mãe passa a sê-lo logo que sabe que está grávida. Vamos falar dessa relação com a gravidez
Saber maisMassagens na gravidez: em que ajudam e como fazer em casa
Bem que mereces uma pausa não achas?
Saber maisA importância da doula na preparação do parto
Já ouviste falar da doula? Pode ser uma ajuda importante na preparação para o parto! Sabe tudo no nosso artigo.
Saber mais