fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Inês Nobre
Escrito por:

Inês Nobre Personal Trainer, Especialista em Treino para Grávidas e Recuperação Pós-Parto

Como combater a dor lombar na gravidez

O que é a dor lombar?

A dor lombar é definida como dor, tensão muscular ou rigidez, localizada abaixo da margem da costela e acima da prega glútea inferior, com ou sem dor na perna. É um sintoma, não uma doença, e pode resultar de várias patologias.

Como posso tratar a dor lombar na gravidez?

Embora seja recomendada a prática de exercício físico durante a gravidez, exceto em casos de gravidez de alto risco, as mulheres grávidas tendem a reduzir substancialmente os níveis de atividade física nesta fase. Por isso,
mulheres com dor lombar e dor no pavimento pélvico, relatam uma qualidade de vida, relacionada com a saúde, significativamente mais baixa do que quando comparada com mulheres saudáveis.

Sabias que 25% das mulheres que tiveram filhos e 50% das mulheres grávidas, tiveram dor lombar, dor pélvica ou ambas? Embora a maioria das mulheres recupere um mês após o parto, uma percentagem significativa (5% a 8,5%), continua a apresentar sintomas de dor, até 2 anos após o parto.

O aumento da pressão nas articulações pélvicas, é uma das maiores causas deste tipo de desconforto. A pelve serve para transferir o peso do tronco para
as pernas e para que a carga seja efetivamente transferida e a força seja minimizada nas articulações, a pelve precisa de estar estabilizada.

O exercício físico ajuda a aliviar a dor lombar?

O exercício é uma das opções frequentemente mais utilizadas na reabilitação de mulheres com dor lombar e pélvica, relacionada com a gravidez. A deteção e o tratamento precoces levam a melhores resultados, por isso não percas tempo!

Através de exercícios para ganhares força muscular, flexibilidade e resistência
vais conseguir restaurar tecidos lesados e aumentar a capacidade da manteres as atividades normais do dia-a-dia.

Equipas multidisciplinares, em conjunto com fisioterapeutas pélvicos, obtêm resultados mais consistentes, a longo prazo. O primeiro passo para resolver
este problema é mesmo a avaliação por um profissional, que irá recomendar o melhor tipo de tratamento e exercícios, adequados à capacidade física de cada mulher e também a cada fase da gravidez.

Se queres saber mais sobre a dor lombar e como tratá-la, faz download deste e-book!

Partilhar