X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Bebé com 3 meses

Um bebé de 3 meses pode dormir a noite toda? E que brinquedos são adequados nesta fase do desenvolvimento? Calma, não stresses – ou vais stressar o teu bebé (sim, é possível!). Vamos de tudo isto mas também do peso ideal e de algumas actividades que podes fazer com o teu recém-nasci…. espera, já não é recém-nascido, é oficialmente um bebé!

  • Peso (percentil 50) 5,8 kg

  • Altura (percentil 50) 59,8 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 39,3 cm

  • Peso (percentil 50) 6,4 kg

  • Altura (percentil 50) 61,4 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 40,2 cm

De recém-nascido a bebé

Nos artigos anteriores, muitas vezes referimo-nos ao teu pequenito/a como um “bebé”, mas na verdade, a palavra certa era “recém-nascido”. Aos três meses, isso muda! Claro que o bebé ainda tem muito, muito que aprender, mas não deixa de ser entusiasmante saber que a primeira fase da sua vida cá fora acabou, e uma nova começa, com novas aventuras e conquistas para toda a família.

E pensa nisto: sobreviveste os três primeiros meses com esse mini ser humano. Mais do que sobreviver, fizeste um excelente trabalho como nova mamã! Há três meses atrás, tudo parecia bem mais assustador, e agora vê o quão bem equipada estás, quanto já aprendeste nesta etapa da tua vida.

E se queres ter uma vaga ideia daquilo que te espera com um bebé, em vez de um recém-nascido, este é um bom resumo: para além de comer, chorar, dormir e fazer os seus cocózinhos, o bebé começa a perceber que há muito mais que pode fazer! Vais notar que o pequeno/a solta umas belas gargalhadas que com certeza irão deixar toda a gente em casa de bom-humor. Vais ver também que a sua personalidade começa a ser evidente, ainda que por agora ainda seja muito subtil.

Para além disto, o seu corpinho também continua a desenvolver-se. Com dois meses já começava a ganhar força e coordenação, e há medida que o tempo passa, consegue controlar muito melhor os seus movimentos. Mas sem pânico: ainda falta para o bebé começar a gatinhar de um lado para o outro. Portanto, aos três meses, o bebé expressa-se muito mais e diverte-se ainda mais com vocês, mas ainda não tem grande mobilidade. Por outras palavras, os três meses são o paraíso para os papás.

Eu e o Meu Bebé

Como já referimos, o corpo do teu bebé torna-se mais forte e coordenado a cada dia que passa e algo que podes começar a fazer é estimular este desenvolvimento. Não só estarás a ajudar o pequeno/a a aprender coisas novas e fortalecer os seus músculos, mas estes serão óptimos momentos para fomentares a vossa relação. Isto torna-se ainda mais importante se já tiveres voltado ao trabalho e não passares tanto tempo com o bebé como no princípio.

Algumas actividades que podes experimentar são:

  • Quando o teu bebé estiver deitado de barriga para cima, faz o exercício da bicicleta com as suas perninhas: arraga cada perna e ajuda-o/a a fazer o movimento de pedalar. Atenção para não ires demasiado rápido ou seres demasiado agressiva com os movimentos!
  • Agarra as mãos do bebé e ajuda-o/a a bater palminhas.
  • Quando ele/ela estiver deitado de barriga para baixo, experimentar mandar-lhe uma bola pelo chão, de modo a que a bola role até ele/ela. Isto não só exercita o seu corpinho, quando o pequeno/a tenta agarrar a bola, mas mostra-te se ele/ela consegue seguir o objecto com os seus olhos. Não te preocupes se ele/ela ainda tiver alguma dificuldade em fazê-lo: a sua capacidade de seguir um objecto em movimento só estará completamente desenvolvida aos 5 meses. Mas é sempre um bom sinal se o bebé pelo menos tentar fazê-lo!

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Cada bebé cresce ao seu próprio ritmo, mas é sempre importante verificar se o peso do teu não está demasiado elevado para a sua idade. Isto porque bebés que têm constantemente mais peso que o normal durante os primeiros 6 meses da sua vida têm maior risco de se tornarem crianças obesas. Se te parece que o teu pequeno/a está mais gordinho do que deveria, fala com o/a pediatra. É mais fácil ganhar controlo da situação agora: se deixas o tempo passar, ele/ela vai começar a conseguir alimentar-se sozinho e, estando habituado/a a comer quantidades demasiado elevadas desde pequeno/a, é isso que irá continuar a fazer.

Dito isto, é importante também referirmos que é raro dar demasiado leite a um bebé, ao ponto de ser perigoso para a sua saúde no futuro. Por isso, é bem provável que o/a pediatra te diga para não te preocupares, que o peso do teu bebé está dentro do normal. E se esse não for o caso, foca-te no que te dissemos há pouco: apanhar este problema tão cedo significa que é fácil solucioná-lo!

A maior dica que te podemos dar é que não respondas a todas as birras do bebé com leite. Quando ele/ela estiver a chorar, tenta ler os sinais (aqueles de que falámos no artigo do primeiro mês, lembras-te?) e perceber o porquê das lágrimas, em vez de assumires automaticamente que é fominha!

Alimentação e Sono do Bebé

No que toca à alimentação, já cobrimos aquilo que deves ter em atenção por esta altura: não dar demasiado leite ao bebé e, sem querer, dar início a problemas de peso. Tirando isto, podes continuar a alimentar o pequenito/a como tens feito durante estes seus três meses de vida!

A melhor coisa que os três meses costumam trazer são as noites de sono sem interrupções! Por agora já deve saber que cada bebé é diferente, por isso nunca há garantias de que isto acontecerá de certeza absoluta por esta altura. Alguns bebés demoram mais tempo a se habituarem a uma noite de 7 a 9 horas sem terem de acordar para beber leite ou simplesmente estarem pertinho dos papás. Outros são uns verdadeiros dorminhocos e não demoram a habituar-se  (se este foi o teu caso, há um número inimaginável de mães em todo o mundo que te invejam sem sequer saberem que tu existes). Se o teu bebé está agora a começar a dormir noites inteiras, o nosso conselho é simples: aproveitar cada noite que passa ao máximo. Esta transição não acontece de um dia para o outro e ainda hão de haver noites em que serás acordada por um choro a altos berros, por isso não tomes nenhuma noite de 8 horas de sono seguidas como garantida!

Saúde do Bebé

Tens notado que o teu bebé começou recentemente a chorar mais do que o normal e que nada do que tentas fazer para o/a acalmar parece resultar? A razão para isto acontecer pode estar numa simples palavra: stress.

“Como assim, um bebé de 3 meses está stressado?!”

Pode parecer inacreditável, mas é um problema bastante real, principalmente para o pequeno/a. Aos três meses, o teu bebé já é afectado pelas emoções do seus papás, por isso tenta não demonstrar emoções negativas à frente dele/a. Com esta idade, o bebé também já começa a sentir as suas próprias emoções e bem, quem nunca se sentiu triste ou ansioso mesmo sem saber porquê?

A boa notícia é que tu podes fazer algo para reduzir os níveis de stress do teu mini ser humano. Algo que muitas vezes resulta é fazer-lhe uma massagem. Quanto reparares que ele/ela não está nos seus melhores dias, leva-o/a para um quarto calmo e massaja-o/a gentilmente. Podes pôr música relaxante a dar ou até cantar uma música de embalar para ele/ela. Vais ver que o bebé estará bem mais calmo em menos de nada.

A importância dos brinquedos

Por esta altura, já conheces a magia dos brinquedos: são uma óptima solução para manter o bebé distraído durante um bocadinho e conseguir ter um momento de paz e descanso. Mas a importância dos brinquedos vai bem para além disso e, por volta dos 3 meses, é boa ideia fazer um upgrade nos do teu bebé.

“Que tipo de brinquedos devo então comprar?”, perguntas tu. O segredo está em ter uma grande variedade de cores, formas e texturas. Assim, vais introduzindo mais conceitos ao teu pequeno/a e ajudando-o/a a aprender e explorar ainda mais!

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar