fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

Bebé com 21 meses

Alimentação e desenvolvimento é sempre importante. Mas a parte mais dificil é aquela atitude de “e se eu fizer isto, o que acontece?”. Tens de ter paciência, mas às vezes até é engraçado! Talvez estejas agora a planear o infantario (ou talvez o teu baby já lá esteja). A verdade é que vão entrar mais doenças em casa, mas vai tudo correr bem. De resto, já estás a pensar na grande festa do 2º aniversário??

  • Peso (percentil 50) 11,5 kg

  • Altura (percentil 50) 82,5 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 46,9 cm

  • Peso (percentil 50) 11,9 kg

  • Altura (percentil 50) 85 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 48 cm

E se eu fizer isto, o que é que acontece?

Se ele ou ela tivesse a capacidade de construir uma frase no seu pequenino cérebro, esta seria a pergunta mais constante de um bebé de 21 meses. Testar limites e a paciência dos outros é agora um dos seus desportos favoritos e terás de o/a ajudar a descobrir até onde pode ir.

Em socialização com outras crianças, poderás ver o teu ou tua reguila a dar murros, mordidelas e empurrões, para tentar marcar a sua posição e testar as reacções dos outros. A boa ou má notícia? Provavelmente vai levar de volta. Afinal, andam (quase) todos à procura do mesmo. Tenta explicar-lhe da melhor forma o que é ou não correcto com paciência e sem nunca fazer o mesmo “de volta”. Isso só o/a fará acreditar que o comportamento é aceitável.

Com 21 meses, os bebés não têm qualquer noção de identidade de género. É importante evitar mostrar-lhe que existem brincadeiras “de menino” e “de menina”, para não condicionar o desenvolvimento correcto da sua identidade e para que possa crescer a brincar com o que realmente gosta. Se ela gosta de fazer corridas de carrinhos ou ele passa horas a vestir e a despir bonecas, sabe-se lá se não tens aí uma futura engenheira de carros voadores ou um excelente designer de moda!

Esta também é uma excelente fase para lhe darem a conhecer o conceito de tempo. Com 21 meses, pode ser difícil de entender que existe um tempo certo para cada coisa e os pequenotes guiam-se pela rotina dos pais, muitas vezes sem saberem porquê. Um bom exemplo de demonstrar a importância de uma acção antes de outra, é uma ida às compras! Primeiro, estamos a fazer as compras. Depois, usamos as compras para fazer o almoço. E só depois de comermos e deixarmos tudo limpinho é que podemos ir brincar!

Eu e o Meu Bebé

Apesar de ser muito importante que lhe dês espaço e tempo para explorar as suas brincadeiras favoritas sozinho ou sozinha, sempre com supervisão, claro, existem inúmeras actividades estimulantes que poderás começar a fazer com o/a teu/tua petiz! Os puzzles, por exemplo, são um autêntico exercício para o cérebro de uma criança e podem ser feitos em família.

Esta também é uma excelente fase para apresentares o/a pequenote/a à natação. Saber nadar é muito importante e o medo da água deve ultrapassar-se desde cedo. Hoje em dia já tens sítios que oferecem a possibilidade de pais e filhos terem aula em conjunto. Os mergulhos em tão tenra idade são óptimos para o desenvolvimento motor do bebé e ainda podem trazer o bónus de que fique super fã da hora do banho. Menos uma birra na lista!

Outra brincadeira que podes ter com ele ou com ela, e que é uma forma de estimular o raciocínio mental, é misturar as coisas que ele ou ela já sabe de cor. Por exemplo, podes apontar para um gato e perguntar se é um sapato, pedir-lhe para identificar os familiares e amigos mais próximos em fotografias e até podes fingir que estás a ler um livro ao contrário e esperar que ele/ela te diga que não é assim que se faz. Já está tão inteligente!

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Com um vocabulário cada vez maior e a construir frases curtas, o teu ou tua bebé está cada vez maior e podes tirar agora quinze segundos para pensar melancolicamente no quão rápido tudo está a acontecer.

(…) Está? Não é mágico? É sim. Parabéns, mãe. Estás a fazer crescer um ser humano incrível! Como estão aqueles dentinhos? Por esta altura do campeonato, hão-de começar a aparecer mais alguns, para compor aquele sorriso que te faz derreter milhentas vezes por dia.

E o treino do bacio, já começou? Para um pequenote que já corre, agacha e quer correr atrás das bolas, a fralda começa a ser um empecilho. Não há nada como preparar aquele rabo rechonchudo para uma vida inteira sem elas. Sempre que o/a vires com vontade de ir à casa de banho, incentiva-o/a a experimentar fazer xixi ou cocó no seu bacio, para que as idas ao trono com independência cheguem ainda mais depressa!

Alimentação e Sono do Bebé

Se tudo correr como planeado, agora as noites são mais calmas, o teu ou tua bebé já tem uma rotina de sono fixa, faz uma sestinha à tarde (que não deve prolongar-se muito) só para recarregar as baterias para mais uma dose de brincadeira e até tu deves andar a dormir melhor, certo? Esperamos que sim e que assim seja até que ele ou ela comece a sair à noite.

Mas antes dos jantares de grupo, como vão as refeições por aí? Três principais, dois lanchinhos e uma equilibrada viagem pela roda dos alimentos? Então tudo bem. Entretanto, as esquisitices deverão ir e vir, hoje já não gosta da cenoura que gostou ontem, amanhã vai querer a couve-de-bruxelas que hoje não quis (és das que ama ou odeia couve-de-bruxelas?) e depois de amanhã a sua fruta preferida vai ser aquela que não podia ver há uma semana. Tudo normal na vida de uma criança de 21 meses.

Há tanto para descobrir, é melhor não aprovar nem desaprovar já tudo. Apenas uma conselho para as horas das refeições: por mais tentador que seja distraí-los com vídeos, músicas ou TV, é importante que desde cedo se habituem que a hora da refeição é para socializar. Minimizar todas as distracções é super importante nesta fase do desenvolvimento, até para que ganhem consciência de cada momento e o saibam desfrutar de cada um em pleno!

Hora de lavar as favolas! Ninguém gosta de ir ao dentista. E é desde cedo que se devem incutir hábitos de uma cuidada higiene oral. Como vai essa missão por aí? Uma dica que já te demos antes: lava os dentes ao mesmo tempo com o teu ou a tua bebé! Lembras-te de pensar “isto é coisa de adulto, quero fazer”? Ele ou ela também pensam nisso!

Saúde do Bebé

Algumas famílias, por esta altura, já se renderam aos encantos da creche. Outras poderão estar a começar a pensar nisso! É o teu caso? Encontrar um sítio prático e que sintas que é o ideal para o teu filho ou filha pode ser uma missão difícil, principalmente numa cidade. Tens de o fazer com algum tempo de antecedência, ou arriscas não encontrar vaga onde desejas. Mas existem muitas coisas para as quais deves estar preparada.

Não é um mito! Depois de entrarem na creche, as crianças adoecem muito mais. Além de estarem fora da sua zona de conforto, o contacto com outras crianças que já possam ter qualquer coisa ou a introdução de comida diferente da que se come em casa podem ser gatilhos para o aparecimento de chatices respiratórias e/ou digestivas. Não stresses. Ao mesmo tempo, significa que a tua bolinha está a ganhar cada vez mais defesas e a desafiar o sistema imunitário para uma vida longa!

De volta a casa, já reparaste se ele ou ela estão a começar a achar piada ao nariz e aos ouvidos? Não tardará muito até acharem que estes orifícios podem ser usados como armazéns de comida, lápis, enfim… O que lá couber. Terão de ter atenção a isso. A curiosidade desta maltinha não tem limites!

Segundo aniversário

Wow! Passaram quase dois anos? Sim, papás ou mamãs. Aproxima-se o segunda aniversário do vosso ou da vossa bebé e é muito importante festejar! Como vai ser este ano, mais uma festinha lá em casa ou vão experimentar algo diferente?

Uma boa ideia para este segundo aniversário poderá ser uma viagem ou uma visita a um local diferente. O ideal será ir a um sítio próximo ou fazer uma viagem curta, que ele ou ela possa “voltar a conhecer” mais tarde, e onde tenha estímulos diferentes do habitual.

Estamos em que estação? Se houver neve na Serra da Estrela, esta pode ser uma opção. Se não, uma ida à praia ou ao rio e até passar o dia num oceanário poderão ser experiências incríveis!

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar