fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

39 semanas de gravidez

O grande dia está tão, tão, tão perto! A gravidez e o parto são processos bastante complexos e como deves imaginar, sempre existiram (e ainda existem) mitos e curiosidades acerca dos mesmos. Como em semanas anteriores já falámos de sintomas e de informação mais séria e médica, nesta semana 39 decidimos relaxar (que é aquilo que tu também deves fazer) e dar-te uma espécie de trivia.

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 39 semanas

  • Idade Fetal 37 semanas

  • Comprimento do embrião 51 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 273 dias

  • Peso do embrião 3300g (aproximadamente)

  • Tamanho Melancia

Ultimamente, o teu bebé não tem crescido muito e, na semana 39, já deve ter atingido o peso com que irá nascer. Bem, a maior parte do teu bebé não tem crescido: o seu cérebro continua a fazê-lo e tem-no feito a uma velocidade incrível nas últimas semanas. A pele do teu bebé deixou de ser rosa e passou a ser branca e se isso não faz sentido, tendo em conta o teu tom de pele e o do papá, não te preocupes, só depois de nascer é que a pele do teu bebé vai ganhar pigmentação e ficar da cor “certa”; e o mesmo acontece com a cor dos seus olhos, só depois do parto é que o teu bebé vai ganhar a sua cor permanente dos olhos. E já que falamos em olhos, uma curiosidade: sabias que o teu bebé só vai começar a produzir lágrimas um mês depois de nascer? Isto não significa que não vá chorar logo de início; significa apenas que esse choro é composto apenas pela parte mais divertida (e quando dizemos divertida, queremos dizer chata): a gritaria.

Saúde e nutrição

Sabias que a tua alimentação afecta a qualidade do leite que vais produzir? E como, não tarda nada, vais começar a amamentar um pequeno ser humano, agora é a altura certa para te certificares de que aquilo que comes é o melhor possível para a alimentação do teu bebé. E fazê-lo não é difícil: aquilo que tens de garantir é que incluis na tua dieta alimentos ricos em todos os nutrientes e vitaminas de que ambos precisam, pois assim esses nutrientes passam para o teu leite e chegam até ao teu pequeno ou pequena. Alguns alimentos a incluir no teu menu de amamentação: cereais integrais, 2 porções de peixe por semana, pelo menos 5 porções de vegetais e frutas por dia, fontes de proteína como ovos, feijão e frutos secos e sementes de girassol e de abóbora.

O meu corpo

Quanto mais perto do momento do parto estiveres, mais desconfortável te vai sentir. As dores na pélvis, as Braxton Hicks cada vez mais intensas e que eventualmente passarão a contracções verdadeiras, a diarreia e azia, as idas constantes à casa-de-banho graças à pressão do bebé na tua bexiga, as dificuldades em andares e te movimentares, os sonhos estranhos e a ansiedade, a dificuldade em dormir. A recta final da gestação é intensa e cansativa e quando achares que estás a dar em doida e não aguentas nem mais uma semana disto, lembra-te: o mais provável é faltar apenas isso, uma semana! O que é isso comparado com todas as semanas que passaram? Nada! ‘Bora lá, tu consegues! E quando for preciso, faz uma sesta e recupera as tuas energias!

Continua a prestar atenção aos movimentos do teu bebé: ele ou ela deve manter-se activo até ao final da tua gestação. Na semana 39, o teu bebé já é bem mais coordenado do que há algumas semanas atrás, por isso não esperes sentir movimentos bruscos, mas sim algumas voltinhas e movimentos mais gentis. Uma diminuição nos seus movimentos pode ser um sinal de problemas, por isso é crucial que informes a tua médica ou médico se notares que o teu bebé está demasiado parado.

O meu dia-a-dia

O grande dia está tão, tão, tão perto! A gravidez e o parto são processos bastante complexos e como deves imaginar, sempre existiram (e ainda existem) mitos e curiosidades acerca dos mesmos. Como em semanas anteriores já te falámos de sintomas e de informação mais séria e médica, nesta semana 39 decidimos relaxar (que é aquilo que tu também deves fazer) e dar-te uma espécie de trivia. Sabias que…

… durante a gravidez o teu útero pode alcançar o tamanho de uma melancia? Wow!

… menos de 5% dos bebés nascem no dia previsto? Quando dizemos que pode acontecer a qualquer momento, não estamos a brincar!

… é possível que o tamanho de sapatos de uma grávida aumente um tamanho? Hey, foi uma boa desculpa para comprar aqueles ténis que andavas a namorar, ou não?

… em algumas mulheres, as águas nunca chegam a rebentar. É um sintoma que deves procurar, claro, mas se tiveres outros, mas não te rebentarem as águas, não assumas que não estás em trabalho de parto.

… depois de o bebé estar cá fora, ainda vais ter de expulsar a placenta, o que quer dizer que vais sentir mais algumas contrações. As boas notícias: são bem menos intensas.

… sofreste muito com azia? É mais provável que o teu bebé nasça com a cabeçinha cheia de cabelo. Ciência.

… ter orgasmos pode induzir as contrações. Quando tiver passado a data prevista do nascimento, sabes o que fazer. 😛

ESSE DEPÓSITO DE GASOLINA, ESTÁ CHEIO?

Imagina entrares em trabalho de parto, estares com contracções fortes, não conseguires pensar em mais nada sem ser o momento em que a tua pequena melancia está cá fora, no mundo,e… aperceberes-te de que vais ter de parar numa estação de serviço. Garante que tens sempre o depósito cheio o suficiente para chegares ao hospital o mais rápido possível!
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar