fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

29ª Semana de Gravidez

Nesta semana 29 de gravidez vamos contar movimentos fetais, falar de amamentação, do colostro e de infeções urinárias – proibidas nesta fase! A tua couve já consegue sorrir mas também já sente dor!

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 29 semanas

  • Idade Fetal 27 Semanas

  • Comprimento do embrião 39 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 203 dias

  • Peso do embrião 1200g (aproximadamente)

  • Tamanho Couve pequena

E a festa que vai dentro da tua barriguinha? De tão grande e gordinho que o teu bebé está a ficar, na semana 29 de gestação é importante começar a fazer uma contagem dos movimentos fetais, para garantir que ele está a ter um desenvolvimento saudável.

Numa agenda ou num caderno, e começando, por exemplo, às 9h da manhã, vai registando os movimentos do teu bebé e a hora a que os sentiste até contabilizares 10 movimentos. Se, no prazo de 12 horas, não sentires o bebé mexer pelo menos 10 vezes, contacta o teu médico.

Podes também ir incluindo alguns registos das actividades que fizeste antes de o bebé ficar mais activo. Desta forma, vais percebendo o padrão dos movimentos dele a saber as horas em que ele está mais “brincalhão”!

Alguma vez viste uma couve a sorrir? Se pudesses ver para dentro da tua barriguinha, era isso que verias. O teu rebento está cada vez maior e já esboça uns sorrisos, principalmente quando está a dormir. Nesta fase de desenvolvimento do cérebro, além da luz, do som, do paladar ou do toque, o teu bebé também já tem reacção à dor.

lanugo começa a cair por volta desta vigésima-nona semana de gestação, embora ele possa vir com algum quando sair cá para fora. E por falar nesse dia, o coraçãozinho dele bate a cerca de 150 batimentos por minuto. Está cheio de vontade de te conhecer!

Saúde e nutrição

O facto de o teu bebé estar a crescer a um ritmo alucinante, pode fazer com que sintas um aumento do apetite. E nós já te dissemos o que não podes fazer. Isso, nada de comer em dobro!

Nesta fase da gravidez, queremos manter a anemia bem longe. Aposta nos alimentos ricos em ferro, tais como o feijão ou as verduras verde-escuras. 

O meu corpo

Os teus seios já estão a preparar-se para a amamentação e o colostro pode querer aparecer de vez em quando. Para evitar o desconforto ou quaisquer manchas na roupa, começa a ter contigo alguns pares de discos absorventes para os seios. Também poderão ser úteis se sentires os mamilos mais sensíveis à fricção do soutien.

As infecções urinárias são completamente proibidas nesta fase da gravidez. Ao mínimo ardor que sintas ao urinar, consulta imediatamente o teu médico.

O meu dia-a-dia

Tens estado com os teus amigos? Algumas mães partilharam que o seu círculo de amizades se quebra um bocado com a gravidez. É perfeitamente normal. Tu estás a viver um momento único da tua vida e acabam por ter necessidades diferentes.

Quando queremos, as grandes amizades sobrevivem a tudo. Só que o “tudo” às vezes dá trabalho. Se tens sentido saudades dos amigos e não sabes bem o que fazer, lembra-te destas dicas:

  • A comunicação é a base: fala com os teus amigos, diz-lhes que tens saudades deles e que não queres que as coisas mudem totalmente só porque vais ter um filho.
  • Ouve-te bem e ouve-os melhor: será que cada vez que estás com eles já não consegues ser a “não mãe”? É um facto que a tua vida nunca mais vai ser a mesma. Mas a vida dos teus amigos também “muda todos os dias” e talvez eles queiram partilhar, desabafar ou festejar as suas dores e conquistas.
  • Tem paciência e pede paciência: principalmente se fores jovem, lembra-te que não é fácil “perder” alguém do grupo do forrobodó. Reforça que valorizas muito a amizade delas e deles, só que agora tens outras responsabilidades. Mas que uma coisa não invalida a outra!

Está na hora de começares a preparar o quarto da tua couve. Segurança e conforto são os atributos mais importantes de garantir para a próxima morada do teu bebé.

Gostos são gostos e não vamos dar-te conselhos sobre decoração. Apenas não te esqueças destas dicas: garante que o berço é seguro, não te esqueças dos cantos dos móveis arredondados, torna as janelas inalcançáveis e escolhe uma iluminação indirecta e subtil.

QUANDO É A 4ª CONSULTA DA GRAVIDEZ?

Se ainda não aconteceu, a tua próxima consulta deve estar para breve. Vais poder fazer a 3ª ecografia da gravidez e o médico vai avaliar o risco de o teu bebé nascer antes do previsto. Estamos a fazer figas por ti e pela tua couve!
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar