fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

13ª Semana de Gravidez

Na 13ª semana de gravidez falamos-te de leucorreia. Os corrimentos vaginais são perfeitamente normais, não te preocupes. Mas não todos, por isso vamos ajudar-te. Vamos também tentar evitar as estrias. De resto, Vitamina C é importante, mesmo agora que já passaste a fase de maior risco!

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 13 semanas

  • Idade Fetal 11 Semanas

  • Comprimento do embrião 7.5 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 91 dias

  • Peso do embrião 25g (aproximadamente)

  • Tamanho Pêssego

E na 13ª semana de gravidez, diz olá bem alto ao teu pêssego. Disseste? É que ele, ou ela, já consegue ouvir alguns sons produzidos pelo teu corpo, principalmente os do aparelho digestivo! As cordas vocais também já estão em desenvolvimento e, neste momento, a cabeça do teu bebé é um terço do corpo e já se parece mais com o pequeno humano que vai sair de ti daqui a uns meses.

No que diz respeito aos órgãos, a bexiga do teu bebé também já deve funcionar. Sabes o que isso significa, certo? Tu também já passaste por isto, na barriga da tua mãe. Quando somos fetos, bebemos o nosso xixi. Porque ingerimos líquido amniótico de trinta em trinta minutos e eliminamos o que não nos faz falta pela urina! Ok, a placenta filtra o líquido amniótico. Mas continua a ser uma curiosidade engraçada!

Saúde e nutrição

A partir das 13 semanas de gravidez dás início ao segundo trimestre, em que vais poder viver a fase mais descontraída da tua gestação, mas não é para descontrair no que toca à boa alimentação. 

Vitamina C e cálcio são nutrientes chave para o segundo trimestre de gestação. A vitamina C vai ajudar-te a manter as veias elásticas e cheias de saúde, para minimizar ao máximo a possibilidade de te aparecerem estrias e também ajuda muito a manter as constipações bem longe e a fortalecer o sistema imunitário. Laranjas, papaias, kiwis, mangas, cenouras ou brócolos: aproveita-os todos!

Já o cálcio, que vai ajudar-te a fortalecer os ossos e os dentes, podes ir buscá-lo também aos brócolos, a vários tipos de lacticínios (escolhe só os mais magros), à sardinha (quando são os Santos Populares?) ou aos espinafres.

E o bónus de incluir estes dois nutrientes na alimentação, é que a vitamina C, além de todas as coisas boas que faz, ainda ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio.

P.S.: Gostas de frutos secos? A castanha-do-pará/castanha-do-Brasil é uma excelente fonte de cálcio. Mas come só uma por dia ou duas, de vez em quando. São muito calóricas!

O meu corpo

Agora que sabes que entraste num trimestre mais descansado, provavelmente já estás a fazer uma festa e vamos ter de pedir que moderes as celebrações só um bocadinho. O teu corrimento vaginal é capaz de aumentar nestas semanas. Isto é a chamada leucorreia e é algo que todas as mulheres têm. É perfeitamente normal, mas aumenta durante a gravidez pelas mesmas razões de sempre – hormonas aos saltos e muito fluxo sanguíneo na zona pélvica. Só que vamos pedir-te para ficar de olho nesses corrimentos. Se forem transparentes/esbranquiçados e não tiverem qualquer cheiro, está tudo bem! Se forem amarelos ou corrimentos castanhos e tiverem cheiro, consulta imediatamente o teu médico.

Em momentos mais críticos, poderás sentir que não nasceste (ou não quiseste fazer nascer alguém) para mudar de cuecas tantas vezes ao dia. Mas esquece a ideia de usar tampões e evita ao máximo usar pensos. É mais segura esta opção, mas também acabas por acumular microorganismos numa zona que tem de ser super bem tratada! Não querendo ser bossy mas já sendo, se ainda não utilizas nenhum sabonete/gel de banho específico para higiene íntima, vais passar a usar.

O que tens feito para exercitar o corpo e a mente? Yoga, ginásio, caminhadas? Nestas próximas semanas, deverá apetecer-te mais fazer outro tipo de exercício. A tua libido é bem capaz de aumentar e, se não houver contra-indicações médicas sobre sexo na gravidez, aproveita muito!

O meu dia-a-dia

A entrada no segundo trimestre é o grande marco da décima-terceira semana de gestação e a melhor notícia que traz, é que o trimestre de maior risco já passou, tendo em conta que a maior parte dos problemas da gravidez ocorrem no primeiro trimestre. 

Se ainda não contaste às tuas amigas que vais ser mamã, está na hora. Porque vais precisar de ajuda para as compras! A tua barriga já deve parecer uma bolinha, provavelmente já disseste adeus às tuas calças favoritas e algumas camisolas vão começar a ficar estranhas. E a grande questão é, o que deve vestir uma grávida?

Não é dramático! És capaz de nunca ter reparado, mas existem muitas lojas com opções para futuras mamãs e se calhar algumas delas fazem parte das tuas marcas favoritas. Um bom truque, é dirigires-te a uma das assistentes de loja e perguntar pela roupa de grávida. Com certeza que vão ajudar-te!

Para ficares já com uma ideia, há que evitar roupa apertada e escolher peças mais largas e confortáveis. Básico! Em relação aos tecidos, evita tudo o que seja sintético. A tua pele está mais sensível e é melhor optares por roupas feitas de algodão puro ou de fibras naturais.

Os teus saltos altos também têm de entrar de férias. Não sabendo como está o tempo neste preciso momento, contando que sejam confortáveis, respiráveis e não te apertem os pés, deixamos-te estas opções: sapatilhas, botas, alpercatas, chinelos, botins, galochas, sandálias… Vês? Quase tudo. Menos saltos altos! Nem botas de biqueira de aço, vá. Já tens peso suficiente para transportar.

Caso comeces a ter dores nos pés e nos tornozelos, arranja também umas meias de descanso ou aqueles “pés elásticos”. Algumas das tuas articulações vão começar a sofrer com a pressão de andares sempre “com alguém ao colo” e há que prevenir lesões!

13 SEMANAS: COMO SE CHAMA O TEU PÊSSEGO?

Para quem gosta de usar camisas e sweats do namorado/marido, o ter de usar roupa mais larga funciona como um óptimo pretexto. Já tinhas pensado nisto?

E por falar em pensar… Como é que estamos de nomes? Talvez te possamos ajudar com estes nomes, porque não deve dar para registar como “Pêssego”. Vão pela moda? Ou vão escolher um old school? Existe alguma tradição familiar? Vão apostar na criatividade? Temos curiosidade!
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar