fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Susana Wilton
Escrito por:

Susana Wilton Osteopata Pediátrica

Osteopatia: o que é e em que ajuda na gravidez

Não há nada mais especial do que a capacidade da mulher gerar uma nova vida dentro de si. A gravidez tem vários efeitos no corpo de uma mulher sejam estes físicos, psicológicos ou fisiológicos. É natural que com todas estas alterações comeces a sentir-te diferente dentro do teu corpo. Mas é aqui que a osteopatia de pode ajudar.

É perfeitamente normal ganhares mais de 10 kg com a gravidez (e se precisares de o ouvir hoje: não há problema nenhum com isso! Estás a criar uma vida dentro de ti, não ligues ao número da balança!) e grande parte deste peso fica alojado na zona do abdómen. Este aumento de peso faz com que o teu centro de gravidade mude e é normal que vás alterando a tua postura com o aumento do tamanho da barriga, acabando por surgir alguma dor lombar e/ou pélvica. Estas acabam por ser as dores mais comuns durante a gravidez.

Mas o que é a osteopatia? É aconselhado durante a gravidez?

A osteopatia tem como objetivo ajudar ao equilíbrio do sistema músculo-esquelético, reduzindo significativamente as dores, contribuindo para o ganho de funcionalidade muscular e articular e, neste caso, ajudar a grávida com dor lombar e pélvica.

O tratamento osteopático durante a gravidez é ajustado a cada trimestre, uma vez que o teu corpo vai sofrendo diferentes alterações consoante o trimestre em que estás. Por isso, é natural que as técnicas e abordagens utilizadas vão sofrendo modificações graduais. Idealmente, a última consulta deverá ser realizada até 15 dias antes das 40 semanas de gestação.

O osteopata vai ajudar-me com as dores da lombar na gravidez?

Na primeira consulta, o osteopata vai examinar a tua postura e mecânica estrutural para perceber qual a melhor forma de te ajudar. Para que não tenhas tantas dores durante a gravidez, deves tentar marcar uma consulta o mais cedo possível prevenindo assim o aparecimento de muitos sintomas.

Assim, os principais objetivos do tratamento osteopático são:

  • Promover o ajuste estrutural da grávida (garantir que a tua coluna vertebral, articulações e tecidos moles estão alinhados);
  • Alívio de dores e outros problemas associados (alterações de postura, sustentação de peso, alongamento de vários ligamentos e tecidos que sustentam o útero);
  • Preparação do corpo e pélvis para o parto;
  • Correção de disfunções a nível das vértebras e articulações;
  • Redução do stress mecânico no bebé (durante a gravidez) para um melhor desenvolvimento, ou seja, para que o bebé consiga movimentar-se livremente dentro do útero, adotando a posição ideal para o momento do parto.

A osteopatia é crucial na promoção da saúde da grávida e no desenvolvimento saudável do bebé. Se tens dúvidas sobre os tratamentos ou queres marcar uma consulta, fala connosco!

Partilhar