Susana Wilton Osteopata Pediátrica
Quantas horas de sono deve dormir o meu bebé?
As necessidades de sono, a sua duração, qualidade e padrão mudam ao longo da vida, principalmente durante os primeiros 5 anos, como é possível ver com a tabela de sono por idade (Silva et al., 2018; Bathory & Tomopoulos, 2017; Sociedade Portuguesa de Pediatria, 2017).
No entanto as recomendações das horas de sono devem ser consideradas como uma orientação/referência, já que é necessário considerar a variabilidade de cada criança. Cada criança é diferente, cada família tem uma rotina especifica e cada país/cultura tem horas de sono muito diferentes. Se há crianças que se mantêm sem sinais de sonolência/irritabilidade dormindo menos horas que o recomendado, outras crianças precisarão de dormir mais horas para estarem bem.
Esta variabilidade individual na necessidade de sono é influenciada por fatores genéticos, comportamentais, orgânicos e ambientais.
Como ter boa higiene do
sono?
A higiene do sono é definida como o conjunto de hábitos e rituais que permitem facilitar o início e a continuidade do sono, compreendendo modificações no ambiente de sono e nas práticas e rotinas, conducentes a um sono em quantidade e qualidade adequadas a cada grupo etário (Wahyuningrum et al., 2018; Halal & Nunes, 2014).
Esta rotina de sono do bebe/ criança permite que o nosso sistema neurofisiológico comece a produzir a hormona do sono (melatonina) e os neurotransmissores indutores do sono apenas por antecipação/ associação do momento do dia que se segue. É, por isto, muito importante que se consiga iniciar uma rotina diária de uma sucessão de momentos que antecedem a dormida, ajudando a criança (e o seu sistema neurológico) a prever o que se segue respondendo concordantemente.
Quais são os sinais de
alerta a que devemos estar atentos?
Durante o primeiro ano de vida, os principais sinais prendem-se com acordares muito próximos e, normalmente, nestes acordares o bebé está irritado e a chorar desconfortável. A partir do primeiro ano de vida as crianças poderão apresentar os seguintes sinais:
- Hiperativas, desconcentradas, desfocadas e impacientes;
- Temperamento agressivo e/ou dificuldade relacional com os pares;
- Cansaço fácil aquando da brincadeira ou prática de exercício;
- Respirar pela boca;
- Ressonam a dormir ou começam a ranger os dentes enquanto dormem ou durante o dia (bruxismo);
- Sono agitado;
- Despertares constantes.
- Cuidados ao Bebé
Como tratar feridas em crianças
Com estas dicas simples, estás mais que pronta para cuidar da próxima ferida!
Saber maisEscaldão solar: o que fazer e como tratar rapidamente
Sabes como proteger a pele do teu bebé ou criança de escaldões?
Saber maisAlimentação vegan para bebé: a importância dos ácidos gordos
As preocupações mais comuns sobre alimentação vegan para bebé.
Saber maisQuais os sintomas do nascimento dos primeiros dentes do bebé?
Não tens a certeza se os primeiros dentinhos do bebé estão a nascer? Descobre quais são os sintomas.
Saber mais