fbpx
Rita Rosado dos Santos
Escrito por:

Rita Rosado dos Santos Interna de Formação Específica de Ginecologia e Obstetrícia, CHULN - Hospital Santa Maria; Colaboradora do Banco do Bebé

Como saber se estou grávida? | Testes de Gravidez

Descobrir uma gravidez pode ser emocionante, assustador ou um misto de ambos. Em qualquer dos casos é importante o diagnóstico atempado de modo a iniciar o plano de vigilância adequado.

O atraso menstrual é o alerta que deve fazer desconfiar de uma possível gravidez, contudo em mulheres com ciclos irregulares este pode ser mais difícil de identificar. É igualmente importante lembrarmo-nos que nenhum método contracetivo é 100% eficaz e por isso, se existiram relações sexuais e depois se verifica um atraso menstrual pode existir a possibilidade de gravidez (embora a utilização correta do método diminua muitíssimo essa probabilidade).

Existem alguns sintomas que aliados ao atraso menstrual podem aumentar a suspeição de estarmos perante uma gravidez: enjoos/náuseas, tensão mamária, sonolência/cansaço, aumento do apetite. Contudo, todos eles são inespecíficos e podem estar presentes em muitas outras situações, não sendo sinónimo de gravidez.

Por outro lado, muitas mulheres não experimentam nenhum destes sintomas “típicos” de gravidez, razão pela qual a sua ausência não deve afastar a hipótese de gravidez, se existe atraso menstrual.


Como saber a partir de que dia a minha menstruação está atrasada?

Mesmo quando uma mulher tem ciclos regulares, não é obrigatório que a menstruação venha sempre no mesmo dia do mês (ex: sempre no dia 20). A duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e de mês para mês. Assim, é normal existirem variações de alguns dias, sem que isso represente qualquer desvio da normalidade.

Para sabermos se existe atraso menstrual é necessário que a mulher saiba quando foi o primeiro dia da última menstruação e que tenha uma ideia da duração habitual do seu ciclo.

Diz-se que existe atraso quando a menstruação não aparece até ao dia em que se completa o número de dias que o nosso ciclo habitualmente dura, contando a partir do primeiro dia da última menstruação (ex: a partir do 31º, numa mulher com ciclos de 30º dias).

Como saber se estou mesmo grávida?

O diagnóstico de uma gravidez faz-se detetando a presença da hormona da gravidez (hCG) na urina ou no sangue da mulher. A forma mais simples é utilizar um kit de doseamento de urina, disponível nas farmácias, parafarmácias e em muitos supermercados, que fornece o resultado em poucos minutos.

Os testes gravidez (testes de urina das farmácias) são fiáveis? Quando posso fazer o teste?

Hoje em dia a precisão dos testes de urina ronda os 99%, desde que sejam realizados a partir do dia em que se verifica o atraso menstrual. Alguns testes permitem identificar pequenas quantidades da hCG que já estão presentes na urina na semana antes do dia previsto para a vinda da menstruação, razão pela qual podem ser realizados até 6 dias antes da data esperada para a menstruação.

Um resultado negativo antes de existir atraso menstrual pode não ser suficiente para excluir uma gravidez (falso negativo por ser realizado cedo demais), pelo que é preferível esperar pela existência de atraso menstrual para realizar o teste de urina.

Como fazer o teste de gravidez? É obrigatório fazer o teste de manhã?

De uma forma geral existem duas possibilidades para realizar o teste: urinar diretamente para a fita/palheta do kit ou colher urina para um copo/recipiente e depois mergulhar nele a fita/palheta do kit. Dada a elevada precisão dos kits, não é necessário que o teste seja feito com a primeira urina da manhã (a mais concentrada do dia). No entanto é sempre importante ler as instruções de cada kit e confirmar que não exige este tipo de urina.

É preciso confirmar a gravidez com o teste de sangue ou com ecografia?

Um teste de urina positivo é habitualmente o suficiente para confirmar o diagnóstico. Se o teste é negativo, mas a dúvida persiste pode repetir-se o teste de urina 5-7 dias depois ou realizar o doseamento da hCG no sangue.

A ecografia é realizada mais tarde e serve para datar, localizar e confirmar a evolutividade da gravidez. Uma ecografia cedo demais pode não permitir confirmar a gravidez, razão pela qual não deve ser utilizada para o diagnóstico inicial.

Tenho um teste de urina positivo. Onde devo dirigir-me?

Um teste de urina positivo confirma a gravidez e deve motivar o agendamento de uma consulta médica a curto prazo.

Os serviços de urgência não são locais adequados para o diagnóstico ou confirmação de uma gravidez, devendo ser reservados para situações de urgência ou emergência. O diagnóstico de uma gravidez, por mais emocionante que seja, não é habitualmente uma urgência, pelo que não deve motivar a ida a um desses serviços.