X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Bebé recém-nascido

“E agora, o que é suposto eu fazer?!” – Calma, a Dra. Cegonha está aqui para te ajudar! Vamos falar das primeiras 24H do teu bebé, da primeira mamada e do seu primeiro cocózinho. Ah, e claro, da vacinação que é importantíssimo!

  • Peso (percentil 50) 3,2 kg

  • Altura (percentil 50) 50 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 33,9 cm

  • Peso (percentil 50) 3,4 kg

  • Altura (percentil 50) 50 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 34,5 cm

Dormir, comer e dormir mais um bocadinho

O pequenino ou pequenina chegou, finalmente! As primeiras 24 horas com o novo membro da família podem ser um pouco assustadoras, principalmente se este é o vosso primeiro filho. Quantas vezes já olhaste para ele ou ela e pensaste… “E agora, o que é suposto eu fazer?!”

Esse sentimento é perfeitamente normal. Afinal, esta é toda uma nova experiência para ti e o teu parceiro ou parceira.

O que podem então esperar do vosso pequeno ou pequena durante este primeiro dia? Bem, o título deste artigo é um bom resumo. O bebé está agora num ambiente completamente diferente e, durante os primeiros tempos, não parece fazer grande coisa. No entanto, ele/ela começa a adaptar-se à sua nova vida fora da barriga da mamã assim que nasce e, em breve, vais começar a notar diferenças no seu comportamento. Mas por agora, vamos falar sobre as primeiras 24 horas.

Esse sentimento é perfeitamente normal. Afinal, esta é toda uma nova experiência para ti e o teu parceiro ou parceira.

O que podem então esperar do vosso pequeno ou pequena durante este primeiro dia? Bem, o título deste artigo é um bom resumo. O bebé está agora num ambiente completamente diferente e, durante os primeiros tempos, não parece fazer grande coisa. No entanto, ele/ela começa a adaptar-se à sua nova vida fora da barriga da mamã assim que nasce e, em breve, vais começar a notar diferenças no seu comportamento. Mas por agora, vamos falar sobre as primeiras 24 horas.

Eu e o Meu Bebé

O primeiro dia com o teu bebé pode ser um pouco emocional. Vais estar cansada e, como dissemos antes, algo perdida. Depois de um processo tão complicado e cansativo como um parto, as tuas hormonas e o teu corpo estão a adaptar-se aos novos desafios enquanto mãe. É normal. Mas também é normal se não te sentires assim. Cada gravidez, cada parto e cada mamã são diferentes, e isso é algo de que te deves lembrar a cada fase do pós-parto.

Neste primeiro dia, é importante que tenham tudo preparado para levar o bebé para casa: a maior parte das mães e recém-nascidos ficam 2 dias no hospital. Os básicos de que precisam são: babygrows ou conjuntos de camisa e calças com pé, camisas interiores de algodão, algumas fraldas descartáveis ou reutilizáveis, uma manta e uma cadeirinha de carro apropriada para recém-nascido (tamanhos 0 ou 0+).

Claro que se houver alguma complicação, poderás ter de ficar no hospital durante mais tempo. Nesse caso, terás o apoio dos médicos e enfermeiros, que te irão indicar tudo aquilo que deverás ter em atenção quando o pequeno ou pequena estiver pronto para ir para casa.

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Começámos este artigo com o peso e altura médios de um recém nascido. Mas é importante referir que cada bebé é diferente e não há razão para te preocupares se o teu filho/a estiver acima ou abaixo do percentil 50. Afinal, todos nós já ouvimos falar de bebés que nasceram bem pequeninos ou mais gordinhos, e que tiveram um crescimento perfeitamente saudável.

É provável que o teu bebé perca algum peso durante os seus primeiros dias. Sem pânico, é normal! Isto acontece porque o bebé perde alguns fluídos de que já não precisa e usa a gordura que armazenou durante a gravidez para a energia que precisa nestes primeiros dias de vida. Mas ao final de 7 a 10 dias a beber o teu super leite, o bebé volta ao seu peso inicial.

Alimentação e Sono do Bebé

Como podes imaginar, a dieta do teu bebé durante os primeiros tempos é bastante simples: ou é o teu leite materno ou a fórmula. Algumas mamãs sentem-se frustradas porque não produzem leite suficiente. Se te sentes assim, respira fundo, não se passa nada de errado. Na verdade, podem passar 3 dias até atingires o pico de produção do leite, por isso tens apenas de ter paciência.

Muitas vezes, a primeira mamada, chamada colostro, acontece 30 minutos a 1 hora depois do parto. Sim, nós sabemos que aquilo que te apetece mesmo é fechar os olhos e descansar. Mas vale a pena o esforço: o processo tende a ser mais fácil quando é feito pouco tempo após o nascimento. A segunda mamada é difícil de prever quando vai acontecer, pois vai depender se o teu bebé tem fome ou não, mas de certeza que entre cada mamada vais poder descansar.

O colostro vai ajudar o pequeno/a a fazer o seu primeiro cocózinho, chamado mecónio. Habitualmente os bebés eliminam o mecónio durante o seu primeiro dia de vida e, se tal não acontecer, é possível que o bebé tenha eliminado o mecónio ainda na barriga da mãe, ou então poderá ter alguma complicação intestinal. Nesse caso, uma avaliação médica é necessária.

A maior parte dos recém-nascidos tem muito soninho durante os seus primeiros dois ou três dias de vida, por isso não te preocupes se o teu passar mais tempo a dormir do que acordado. Lembra-te de que o pequeno passou 9 longos meses a preparar-se para este dia, também merece algum descanso!

Saúde do Bebé

Segundo o Programa Nacional de Vacinação português, a vacina contra a hepatite B e a tuberculose devem ser administradas após o nascimento. Ninguém gosta de agulhas e o teu bebé não vai ser excepção. A nossa dica é que tentes distrair o pequenino/a enquanto a enfermeira trata da vacina. Se notares que o teu bebé está um pouco desconfortável após a picada, podes também aplicar uma compressa molhada em água fria ou um cubo de gelo enrolado numa compressa na zona dorida.

Para além disso, o teu bebé irá fazer o teste do pezinho em breve. Este é um exame grátis incluído no Programa Nacional de Diagnóstico Precoce e que acontece algures entre o 3º e o 6º dia após o parto. O objectivo é detectar uma série de doenças, antes que os sintomas comecem a ser visíveis. O teste é simples: o profissional de saúde dá uma picadinha no calcanhar do pequenito e é colhida uma pequena quantidade de sangue para um papel de filtro e depois de seco é enviado, pessoalmente ou pelo correio, para a Unidade de Rastreio Neonatal; caso o teste dê positivo para alguma doença, tu e o papá/mamã serão informados. Caso o teste dê negativo não serão contactados, por isso fiquem tranquilos!

O início de uma nova aventura!

Passaste 9 meses a pensar neste dia, no momento em que finalmente terias o teu bebé nos teus braços. Agora que o dia chegou, pode ser algo assustador pensar na nova fase que começou. Mas tenta aproveitar!

O tempo passa a correr e, quando deres por isso o teu bebé já está a dar os primeiros passos ou a dizer as suas primeiras palavras. Vive cada momento com os que te acompanham, com o teu parceiro ou parceira, e o novo elemento da família e façam memórias inesquecíveis desde o primeiro dia!

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar