X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Bebé com 15 dias

As rotinas de sono, a amamentação, o chuchar no dedo, o banho… ufa! Vamos passear? Sim, o bebé também pode vir!

  • Peso (percentil 50) 3,6 kg

  • Altura (percentil 50) 51 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 35,3 cm

  • Peso (percentil 50) 3,7 kg

  • Altura (percentil 50) 52 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 35,9 cm

Vamos passear, mamã!

Durante estas primeiras semanas, o bebé está cada vez mais atento àquilo que se passa à sua volta. Observa e analisa tudinho! Claro que por esta altura, ainda não consegue dizer nada sobre aquilo que vê, mas é bem provável que vá fazendo alguns barulhos.

Para além disto, poderás apanhar o pequenito/a a chuchar no dedo e isso é um bom sinal! Em princípio, todos os bebés nascem a saber chuchar, por isso veres o teu a fazê-lo é uma confirmação de que ele/ela está a desenvolver-se como esperado. Para além disso, chuchar no dedo (ou na chucha, se ele/ela for fã) é uma maneira de o pequenino se acalmar, o que é bom para ti e para o papá/mamã também. Que bem que sabe cada momento em que o bebé não está a chorar a altos berros!

Eu e o Meu Bebé

O bebé nasceu há 15 dias e, em princípio, vocês estão em casa há 13 ou 14. Quantas vezes já saíste de casa durante estas duas semanas? Idas ao supermercado para comprar fraldas não contam!

Levar um novo bebé para casa é uma grande mudança e é normal que os papás se esqueçam de que há vida fora de casa. Por isso aqui está, um lembrete para irem apanhar ar fresco! E não te preocupes se não tens ninguém que tome conta do pequeno/a. Ela/ela também pode ir. Desde que o/a agasalhem, de que evitem grandes multidões e o/a preparem bem para as condições meteorológicas lá fora, é perfeitamente seguro.

Não só estes passeios são uma oportunidade para o bebé observar ainda mais coisas diferentes, mas também para os três (ou mais, se a família for maiorzita) criarem laços mais fortes. E não se esqueçam do contacto pele-a-pele: o bebé ainda é pequeno por isso é importante que continuem a estimular este tipo de ligação.

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Lembras-te de termos referido no artigo anterior que a maior parte dos bebés perde peso durante os seus primeiros dias de vida? Bem, por agora, o teu bebé já deverá ter recuperado este peso, ou até mesmo ultrapassado! Claro que alguns bebés crescem a um ritmo mais lento e muitas vezes isso não é razão para grandes preocupações. Se esse for o caso do teu, podes sempre confirmar com o teu médico/a se está tudo bem. O mais importante é que dês leite ao bebé de 3 em 3 horas sem falta!

Para além disso, é possível que notes que a cabeça do pequeno/a parece mais pequena. Provavelmente, está. Quando o bebé nasceu, a sua carinha e cabeçinha estavam inchados (daí o look meio extraterrestre que notaste), mas por agora esse inchaço já deverá ter desaparecido.

Olha para as mãos do teu bebé. Pois é, esse mini ser humano já está com umas belas garras. Hora de as cortar! Não vamos mentir, cortar as unhas de um bebé de 15 dias pode tornar-se uma grande batalha. Mas é fácil contornar esta situação: fá-lo enquanto o pequeno/a está a dormir e assim não terás de lidar com o choranço. Podes até usar uma lima que é mais prático!

Alimentação e Sono do Bebé

Muitas mães deparam-se com dificuldades quando é hora de amamentar. Isto pode ser difícil de aceitar, já que a amamentação é vista como um momento muito íntimo entre mãe e filho/a. Se estás nessa situação, as seguintes dicas podem ajudar-te. Em último caso, podes sempre procurar ajuda profissional junto do teu médico/a.

  • Garante que estás numa posição confortável enquanto alimentas o bebé. Se estiver dentro do teu orçamento, considera comprar uma poltrona de amamentação.
  • Hidrata os teus mamilos. A razão por trás das tuas dificuldades em amamentar pode ser a dor que o processo causa às tuas maminhas. Usar um bom hidratante pode minimizar o desconforto.
  • Alimenta-te bem. Assim, garantes que o bebé recebe todos os nutrientes de que precisa, enquanto tu continuas com energia para seres uma super-mamã.
  • Não vejas a fórmula como um sinal de que falhaste como mãe. Para algumas mulheres, a amamentação é simplesmente demasiado difícil. Fazer a transição para o leite em fórmula é um sinal de que és uma excelente mãe, porque estás a pôr o bem-estar do teu bebé em primeiro lugar!

Nesta altura o bebé ainda passa grande parte dos seus tempos, a.k.a cerca de 18 horas por dia, em modo soneca. Esta é uma boa altura para tentares começar a estabelecer uma rotina de sono. Pode parecer um pouco precoce: se é difícil para um adulto adoptar uma nova rotina, como é que um bebé de 15 dias vai conseguir fazê-lo?! Mas a verdade é que a pouco e pouco, o seu corpinho vai começar a perceber quando são horas de dormir e quando são horas de acordar, e isso vai facilitar a vida de toda a gente aí em casa. Se não vires grandes resultados, não entres em stress. Afinal, ter um recém-nascido não seria a mesma coisa não fossem as típicas noites sem pregar olho!

Saúde do Bebé

Apesar do nome, algumas marcas de nascença aparecem apenas semanas após o parto. Por isso, durante estas duas semanas é importante que tomes especial atenção à pele do bebé, e que confirmes que não há nenhuma descoloração ou hiperpigmentação.  As manchas que encontrares podem ser completamente inofensivas, mas o teu lema no que toca à saúde do bebé deve sempre ser “Mais vale prevenir do que remediar!”. Por isso podes falar disso ao pediatra na próxima consulta.

Algo que também deves ter em atenção durantes estas duas semanas é à reação que o teu bebé tem aos barulhos à sua volta. Se vires que o pequeno/a não responde a barulhos altos, é altura de marcar uma consulta com o/a pediatra.

Hora do banho!

Por esta altura, o cordão umbilical que restava já deve ter caído do umbigo do bebé. Posto noutras palavras… chegou a hora do primeiro banho! Intimidante, não é? Dar banho a um ser humano tão pequenino… Não te preocupes, com o tempo, tu e o teu parceiro ou parceira vão ganhar o jeito. Por agora, segue as nossas dicas:

  • Usa uma toalha pequena ou uma esponja para bebés;
  • Compra um gel de banho especificamente desenvolvido para bebés;
  • Dá banho ao bebé sempre por volta da mesma hora (à noite é uma boa ideia: o bebé começa a associar o banho com a hora de ir dormir e isto facilita a tal rotina de que falámos antes);
  • Usa água morna, entre os 36,5 e os 37ºC.

Boa banhoca!

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar