fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

16ª Semana de Gravidez

Ferro, Ferro, Ferro, o nutriente chave da 16ª semana de gravidez! Também vamos analisar sintomas da gravidez nesta semana, sangramentos e ranhoca (bebe água!) são alguns deles. Já consegues sentir a tua maçãzinha a mexer dentro de ti?

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 16 semanas

  • Idade Fetal 14 Semanas

  • Comprimento do embrião 12 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 112 dias

  • Peso do embrião 100g (aproximadamente)

  • Tamanho Maça

Sentiste isso? Não, não são gases ou espasmos, é mesmo o teu bebé às voltinhas na tua barriga! O teu bebé está cada vez mais forte e anda, aos poucos e poucos, a explorar que movimentos é capaz de fazer. E, a partir da 16ª semana de gravidez, é possível que já comeces a sentir estes movimentos. Pode ser uma sensação um pouco estranha de início mas vais habituar-te. Para além de que significa que o teu bebé continua a desenvolver-se como é suposto! Já há uns dias que os seus olhos começaram a fazer pequenos movimentos e, nesta semana, começam a funcionar, pelo que a tua pequena maçã já nota diferenças na luz à sua volta. É verdade que está tudo às escuras dentro do teu útero, mas se te puseres ao sol, há uma pequena quantidade de luz que passa pela tua pele e chega até ao bebé. Alguns estudos dizem até que esta fracção de luz solar é benéfica para o desenvolvimento saudável dos olhos do bebé, mas sabes do que é que não te podes esquecer antes de ires para debaixo do sol, não sabes? Protector solar, sempre!

Saúde e nutrição

Ferro, ferro, ferro: o nutriente chave da semana 16. O teu bebé precisa de que incluas alimentos ricos em ferro como lentilhas, tofu, frutos secos e brócolos nas tuas refeições, para conseguir produzir glóbulos vermelhos. (As futuras mamãs vegetarianas e vegan adoraram este parágrafo, apostamos)

Se não ingerires as quantidades necessárias de ferro, podes tornar-te anímica, o que não é bom nem para ti nem para o bebé. Por isso, toca a adicionar uns verdes a essas refeições.

O meu corpo

Ultimamente, todos os teus days têm sido good hair days? Agradece ao teu pequeno ou pequena! Nem todos os sintomas que com ele/ela vêm são chatos e, na 16ª semana, podes notar que a tua pele está mais bonita e radiante que nunca e que o teu cabelo está com um aspecto super forte e saudável. E quem não se sente bem consigo própria quando isso acontece? Aproveita que te sentes assim e convida a tua cara-metade para um jantar romântico. Por vezes o romance pode desvanecer um pouco durante a gravidez, nomeadamente para mulheres que não se sentem completamente confortáveis com todas as mudanças que estão a acontecer no seu corpo. Podemos quase garantir que o teu parceiro ou parceira te acham linda de qualquer maneira, mas com esse brilho especial da semana 16… quem consegue resistir? You go, girl!

Na semana 16, é bem possível que te comeces a sentir ranhosa (ou até mesmo com sangramentos), por isso, para além de teres sempre aquele pacote de lenços SOS na tua mala:

  • Continua a beber água regularmente.
  • Se ainda não tens um humidificador, investe em pelo menos um e tem-no no teu quarto.
  • Fala com o teu médico sobre a possibilidade de usar gotas nasais.
  • Dorme com uma almofada alta.
  • Quando te sentires especialmente entupida, molha uma toalha de cara em água quente, coloca-a na tua cara e respira. Repete algumas vezes e vais sentir-te mais aliviada.

Mantém-te longe de fumo de tabaco ou de cheiros como gasolina ou tinta fresca.

O meu dia-a-dia

Durante estes nove meses, és tu que carregas um bebé dentro do teu útero e és tu que sofres os sintomas físicos e psicológicos deste processo. Mas, no final de contas, há mais pessoas prestes a aventurar-se nesta história de teres um filho ou filha. E, por isso, a comunicação é essencialdurante uma gravidez.

Se te tens sentido mais irritadiça do que o costume – um sintoma perfeitamente normal que, mais uma vez, podes agradecer às tuas hormonas – podes acabar por descarregar na tua cara-metade, mesmo sabendo que ele/ela não fez nada para. E, apesar de não estar a sentir a gravidez na primeira pessoa, o mais provável é ele /ela também ter mil e uma questões sobre tudo aquilo que se está a passar, principalmente se é o vossos primeiro filho. Fala sobre aquilo que sentes e prometemos que vais evitar confusões desnecessárias.

Mas isto da partilha não se aplica só às coisas menos boas! Aliás, manter o foco nas coisas positivas é essencial e vai ajudar-te (ou vos) a ter uma gravidez mais tranquila. Vai contando ao teu parceiro de equipa todas as fases entusiasmantes por que vais passando, fá-lo (ou la) sentir-se parte da equipa. Convida-o/a às consultas, diz-lhe quando o pequenino estiver aos pontapés e deixa-o/a fazer todas aquelas lamechices (a.k.a. coisas adoráveis que, no fundo, adoras) como cantar ou ler uma história para a tua barriguinha

Se escolheste ser mamã solteira, aquilo de que acabámos de falar não se aplica, mas a ideia aplica-se! Fala com as tuas amigas, familiares ou o teu médico/a. Não estás sozinha!

O QUE É QUE EU TINHA COMBINADO PARA HOJE?

Os alarmes do teu telemóvel vão tornar-se dos teus melhores amigos nesta fase da gravidez.

Os alarmes do teu telemóvel vão tornar-se dos teus melhores amigos nesta fase da gravidez.
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar