fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

11ª Semana de Gravidez

Vamos falar da translucência nucal. Queres saber o que é? Alguns sintomas de gravidez como o enjoo começam a desaparecer nesta semana (finalmente!) e vais ter cada vez mais fome. Queremos que tenhas cuidado com a constipação na gravidez e a ansiedade – tudo tem solução

Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 11 semanas

  • Idade Fetal 9 Semanas

  • Comprimento do embrião 4 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 77 dias

  • Peso do embrião 7g (aproximadamente)

  • Tamanho Noz

Pela 11ª semana de gravidez, as unhas do teu bebé começam a despontar nos seus pequenos dedinhos e as orelhas também já começam a formar-se. Se estiveres à espera de uma menina, os ovários também se desenvolvem agora.

Sabes que alguns bebés nascem com pelo. Este pelo, que não é propriamente pelo, é o lanugo: uma camada que protege a pele do teu bebé do líquido amniótico e regula a temparatura corporal da tua noz enquanto está no útero. Após o parto, o lanugo cai. E os bebés que já nascem “com a depilação feita”, é porque o lanugo caiu enquanto ainda estava no teu útero.

A cabeça do teu bebé, neste momento, é metade do corpo dele. Impressionante, não é? Além disso, é transparente. E isso vai permitir que, na próxima consulta, se faça o exame da translucência nucal.

Este exame serve para detectar se o teu bebé pode desenvolver síndrome de Down ou outras anomalias cromossómicas e ainda pode detectar algum problema cardíaco. O facto de um bebé ter muito líquido acumulado nessa zona pode ser um sinal de que algo não está bem, assim como a ausência do osso nasal, que será verificada no mesmo exame. Acreditando desde já que tudo está bem com o teu bebé, o que é o exame da translucência nucal? Uma excelente oportunidade para veres o teu bebé! Além disso, podes ter o bónus de apanhar um especialista que te avance já com um palpite do sexo. Preferias menina ou menino?

Saúde e nutrição

Às 11 semanas de gravidez, começas a dizer adeus aos enjoos e aos sintomas que te têm acompanhado até aqui. O apetite vai aumentar e, com tantas mudanças, o teu organismo poderá começar a presentear-te com umas prisões de ventre. (Ai, gravidez!) Para não esquecer: esquecer os laxantes. Não são uma opção, a não ser que o médico te diga que sim.

Qual a solução, então? A tua alimentação. Venham essas fibras, as frutas com casca (a não ser que o médico te diga que não), os vegetais (nunca são demais) e as leguminosas (olá, feijões, grão, ervilha!). Se és fã de frutos secos (e agora não estamos a falar da tua noz), estes vão ser óptimos aliados! Para uma melhor absorção da fibra, terás de continuar a beber muita água. Já bebeste muita hoje? Este é o parágrafo perfeito para te mandar beber um copo agora.

(Pausa para beberes água.)

Está? Boa! Por falar em água, vamos dar-te um truque para quando sentires excesso de saliva: come uma pastilha. MAS, claro, tinha de haver um mas, escolhe pastilhas sem açúcar e, se possível, sem aspartamo e com o mínimo daqueles aditivos que não fazem bem a ninguém. Lê bem os rótulos!

O meu corpo

A tua barriguinha está a ficar cada vez maiorzinha, não está? Sabemos que sim. Nem que seja porque os botões das calças começam a não conseguir cumprir a sua única função.

Poderás começar a sentir mais calor. À medida que o tempo avança, o teu corpo começa a preparar-se para entrar no segundo trimestre e isso passa por deixares de ter os sintomas chatos. Isso fará com que o fluxo sanguíneo aumente mais um bocado e isso vai notar-se na tua temperatura corporal.

Quantas vezes por dia lavas as mãos? É importante que o faças várias vezes, principalmente se andares de transportes públicos ou trabalhares com muitas pessoas. Além disso, arranja um daqueles desinfectantes de mãos que possam andar contigo para todo o lado. Todos os cuidados são poucos e as bactérias são muitas. Não queremos que alguma chegue à tua noz!

A propósito do calor que poderás começar a sentir, muito cuidado com as mudanças de temperatura e com o tira-põe dos casacos e camisolas. É muito importante que não te constipes durante a gravidez. Problemas respiratórios na mamã são um factor de risco para um bebé desenvolver asma. Também não queremos isso.

O meu dia-a-dia

À 11ª semana de gestação, já começa a ser difícil esconder a gravidez, certo? Depois da próxima consulta, com a certeza de que estás a gerar um bebé saudável, ou na segurança do segundo trimestre, já podes contar ao mundo que vais ser mãe, se essa for a tua vontade!

Se é uma verdade que podes aprender sempre com a experiência de outras mulheres, as tuas amigas que já foram mães, a mãe, a avó, a tia, a amiga médica e mesmo outras pessoas… vão dar-te mil conselhos e sugestões sobre o que fazer, o que comer, o que perguntar na próxima consulta, enfim! Tens de saber filtrar muito bem essa informação. Lembra-te que uma gravidez, só por si, já é complexa e pode ser completamente diferente de mulher para mulher.

Além disso, algumas decisões são só tuas e de quem vai trazer este filho ao mundo contigo. Não te esqueças de que, mais importante do que a opinião, a vontade ou o julgamento dos outros, nunca deve ser mais importante do que aquilo que acreditas ser o melhor para o teu bebé!

11 SEMANAS: SENTES-TE ANSIOSA?

Algumas mamãs sofrem de ansiedade durante a gravidez. É o teu caso? O yoga, de que já te falámos várias vezes, uma consulta de psicoterapia ou os dois ao mesmo tempo, são duas coisas que podes fazer. 

Conversar com alguém que está completamente fora do nosso contexto pessoal é uma excelente forma de abrir perspectivas. E “deitar para fora” o que nos vai na alma é sempre aliviante!
Luciana Puzziello
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Partilhar