Mariana Nunes Médica Dentista em formação
Como aliviar a dor dos primeiros dentes do bebé
Chegaram os 6 meses e sentes o bebé está mais irrequieto? Notas que se baba mais, que está constantemente a mordiscar tudo o que apanha e que chora sem razão aparente? Muito provavelmente estão os primeiros dentes de leite estão a nascer.
Os primeiros dentes do bebé trazem um misto de sensações tanto para o bebé como para os pais. Mas não te preocupes. Com este artigo, ensinamos-te tudo o que precisas de saber para lidar com esta fase.
Quando começam a nascer os dentes e quantos dentes são?
Dependendo de cada bebé e do seu desenvolvimento, por volta dos 6 a 10 meses de idade os dentes começam a romper a gengiva. É mais comum notares que nascem primeiro os dentes inferiores da frente, depois os incisivos e, só depois, os superiores. No entanto, se notares que o teu bebé não respeita esta ordem, não precisas de te preocupar que não é grave! Se preferires, faz uma visita ao dentista. Nunca é demasiado cedo para começar!
Espera-se que até ao 1 ano de idade, o bebé tenha pelo menos um dente na boca e, até aos 2 anos tenha a dentição de leite completa (20 dentes).
Como saber se os dentes do bebé estão a nascer?
Quando os dentes de leite começam a nascer, é normal que sintas que o teu bebé passa a dormir pior. A verdade é que esta é uma das principais causas de perturbação do sono entre os 6 meses e os 2 anos de idade.
Não há uma solução mágica mas, com a informação certa, pode ser possível não ter muitas alterações na dinâmica familiar que já existia. Os sinais e sintomas a que deves ter mais atenção são:
- irritabilidade;
- aumento da temperatura corporal;
- falta de apetite;
- inflamação e inchaço na gengiva;
- salivação excessiva;
- desconforto localizado;
- morder e mastigar objetos;
- diarreia;
- sono agitado.
Estes sintomas, geralmente, aparecem cerca de 4 dias antes da erupção do dente e podem durar até 3 dias depois. Sim, mamã, o teu bebé vai ficar mais desconfortável durante mais de 1 semana e não é sinal de alarme, só sinal de que deves dar ainda mais mimo do que o normal.
Como aliviar a dor de dentes do bebé?
Podes ajudar o teu bebé a aliviar a dor e a comichão que sente na gengiva através de mordedores ou do frio. Recomendamos:
- Mordedores que podem ser colocados no frigorífico – Evita os de madeira porque podem magoar a gengiva com farpas e podem acumular humidade. Não uses mordedores com líquido se o bebé já tiver outros dentes, uma vez que pode rasgá-lo;
- Esfrega as gengivas com um dedo limpo ou uma compressa esterilizada húmida e fresca;
- Alimentos frios, frescos e macios;
- Estimula o riso do bebé – o riso leva ao aumento de endorfinas e diminuição da intensidade da dor;
- Distrai o bebé através de histórias, canções, embalos ou mesmo falar em voz baixa.
Caso estas medidas não funcionem, pode ser necessário o uso de analgésicos. No entanto, devem ser sempre recomendados por um profissional de saúde especializado e nunca automedicados.
Faças o que fizeres, não dês ao bebé:
- Objetos duros e cortantes;
- Objetos que se desfaçam ou libertem conteúdo ou tinta;
- Objetos pequenos que possam ser engolidos,
Nesta fase, é normal o bebé estar mais irritável e chorar mais. Para que haja um correto acompanhamento do bebé, não hesites em marcar uma consulta com um profissional de saúde oral.
Mitosyl® Bálsamo Primeiros Dentes é um produto cosmético e de higiene corporal para a proteção das gengivas do bebé.Stada, Lda – Quinta da Fonte, Ed.D.Amélia – Piso 1 Ala B 2770-229 Paço de Arcos.
- Cuidados ao Bebé
Relação Mãe e Bebé | Pais seguros, bebés felizes
A forma como a personalidade do bebé se desenvolve é influenciada pela relação da mãe com o bebé.
Saber maisDoenças respiratórias: quais são as principais, que causas têm e quais os tratamentos
Que doenças respiratórias conheces?
Saber maisQuais os sintomas do nascimento dos primeiros dentes do bebé?
Não tens a certeza se os primeiros dentinhos do bebé estão a nascer? Descobre quais são os sintomas.
Saber maisBebé com refluxo gastroesofágico: sintomas e como aliviar
O refluxo nos bebés é uma fonte de grande desconforto e muito comum.
Saber mais