Susana Wilton Osteopata Pediátrica
Tummy Time: o que é, importância e com que idade se deve começar
O que é o Tummy Time?
O Tummy Time é o tempo de permanência do bebé na posição de barriga para baixo, acordado e sob vigilância. É o tempo para brincar e desenvolver as capacidades motoras, ao mesmo tempo que se promove a correção de deformidades cranianas.
Há estudos que comprovam que o Tummy Time leva à redução do risco do Síndrome de Morte Súbita pelo que, se puderes, torna-o numa prática diária para bebés com menos de 6 meses.
Quanto tempo em Tummy Time deve estar o bebé?
O Tummy Time não precisa de durar muito tempo seguido. Começa por colocá-lo nesta posição 2 a 3 vezes por dia, por períodos de 3 a 5 minutos. Não te esqueças que para além de o supervisionares, deves também interagir.
Se vires que o bebé já começa a estar habituado a estar nessa posição e à medida que a sua tolerância vai aumentando, podes também aumentar o tempo de Tummy Time até cerca de 30-60 minutos por dia.
Quais são os benefícios do Tummy Time?
O Tummy Time é um grande estímulo motor e cognitivo para o bebé uma vez que, nesta posição, ele pode levantar e virar a cabeça, mexer livremente as pernas e começar a empurrar-se para cima com os braços.
É através destes movimentos simples que o bebé vai fortalecendo os músculos da cabeça, do pescoço, dos ombros e do tronco que, mais tarde, vão ser precisos para ele começar a rolar, sentar, gatinhas e empurrar.
O meu bebé não gosta de Tummy Time. E agora?
Há bebés que podem não tolerar a posição de barriga para baixo, o que acaba por causar frustração aos pais. Sinais como choro, vocalizações ou mesmo bolsar, não devem ser ignorados e deves tentar ir introduzindo esta posição mais devagar.
Quanto mais precoce for a introdução do Tummy Time, maior a tolerância que o bebé vai ter. Tenta começar a introduzi-lo logo nos primeiros meses e durante períodos muito curtos para que o bebé tenha tempo para se começar a ambientar a uma nova posição. Se começares logo com grandes períodos de tempo, é natural um bebé que não está habituado a essa posição, estranhar e sentir-se desconfortável.
Bebés livres para explorar são bebés felizes! Com segurança, claro.
- Cuidados ao Bebé
Convulsões febris: o que são e como reagir?
Sabes como reagir a convulsões febris? O mais importante é manter a calma!
Saber maisMedo ou ansiedade no regresso à escola?
O regresso à escola costuma ser marcado por alguns momentos de ansiedade.
Saber maisO que é um bebé prematuro?
Tudo o que precisas de saber sobre um bebé prematuro!
Saber maisO Aspirador Nasal Mais Amigo do Ambiente, do Bebé e dos Pais
Vamos fazer o bebé respirar melhor e a mãe respirar de alívio!
Saber mais