fbpx
Filipa Veiga
Escrito por:

Filipa Veiga Auxiliar de Acção Educativa; Mestre em Ensino de História

“Passo a passo o desfralde avança!” | Quando e como tirar a fralda

Querida mãe,


Não sei se já reparaste ou se tens preferido ignorar, mas o teu bebé já não é assim tão bebé. Por outras palavras: está um crescido. Enquanto crescido em “loading” eu afirmo:

Quero largar as fraldas!

Bem, tendo já apresentado a minha reivindicação, venho por este meio dar-te a conhecer as várias fases para conseguirmos um desfralde tranquilo. Como já deves saber este é um momento muito importante na minha vida – para ti também vai ser bom, já pensaste o quanto vais poupar em fraldas, toalhitas, pomadas e afins!?


Mãe, a sério, vê se tomas muita atenção ao que te vou dizer, encara isto como as regras de um jogo, ok? Então, toma nota:

  1. Vou precisar que tenhas doses extra de paciência (e de detergente) comigo;
  2. Tem noção que depois de iniciarmos o desfralde este vai tornar-se num processo contínuo e sem volta (desde que eu esteja realmente pronto/a para dar um “chega para lá” às fraldas!);
  3. É muito importante que respeites o meu tempo (please não me apresses);
  4. Entende isto como um jogo de equipa, porque tudo será mais fácil se houver cooperação entre a escola e a família;
  5. Ah, é verdade: não encares o desfralde como uma coisa que não vai ter fim, isto é só uma fase, por isso tenta não te chateares de cada vez que que eu tiver um acidente de percurso e com isso aumentar o teu cesto da roupa suja;

Agora vou-te explicar como é que esta coisa do desfralde funciona!

Quando tirar a fralda | Primeira fase: Desfralde diurno

Então é assim: primeiro vamos passar pelo desfralde diurno, que é como quem diz que vou passar a andar durante o dia sem a minha querida amiga fralda. Para isto correr bem vou dar-te umas dicas, presta muita atenção:

  • Primeiro compra-me um bacio – só depois é que te deves preocupar em gastar dinheiro com um redutor de sanitas;
  • Leva-me de 15 em 15 minutos ao bacio e tenta não me deixar lá sozinho;
  • Leva as mudas de roupa para a creche ou para os avós. Resumindo, acho que é melhor andares sempre com roupa para mim!
  • Podemos usar uma espécie de cuecas híbridas, são um “mix” entre a fralda (mas não têm felcro) e a cueca. Já estive a ver e existem umas com uns desenhos bem giros!
  • Não te esqueças nunca de por um resguardo na cadeirinha do carro e na cadeira de comer!
Quando tirar a fralda | Segunda fase: Durante a sesta

Mãezinha do meu coração, por favor não me enchas a barriga de água antes de me pôr a dormir e, caso eu não acorde do meu soninho, acho que é melhor levantares-me mais ou menos a meio da minha sesta para me levar á casa-de-banho. Já agora, lembro-te que é melhor pores um resguardo na minha cama e levares-me a fazer xixi antes de ir dormir.

Quando tirar a fralda | Terceira fase: Durante a noite

A última etapa deste processo é o desfralde noturno. Aqui respeita tudinho o que te disse sobre o desfralde durante a sesta! Porém, vou deixar-te um truque que podes usar com este teu baby! Toma nota:

Estás a ver aquele bonequinho com que eu durmo? Agora podes vê-lo como o teu melhor amigo, porque ele pode ajudar-nos ao longo deste processo. Não estás a ver como? Eu explico-te! Pede ao meu boneco, sempre à minha frente, que me avise baixinho quando eu tiver que ir à casa-de-banho. Assim, vais criar na minha cabeçinhacum alerta para sempre que tiver vontade de fazer xixi durante o sono.

Por último, tenta não fazer uma mega festa de cada vez que vou fazer xixi ao bacio ou à sanita, porque caso eu falhe posso ficar triste e frustrado por não ter conseguido e, como já te disse, preciso que me dês algum espaço para errar!

Segue estas deixas e vais ver, um desfralde tranquilo vamos ter! E nunca, mas nunca te esqueças que este é um caminho que se faz melhor se o vires como uma parceria entre toda a família e a escola!


És a melhor mãe do mundo!

Beijinhos,


O teu bebé

P.s.: Aconselho-te a iniciar o desfralde no verão ou quando o tempo começar a aquecer, só porque a roupa é mais fácil de trocar e também de secar!