fbpx
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O seu ebook vai a caminho

Bebé de 2 anos (24 meses)

Tens andado à procura de jogos para bebés de 2 anos? Pois é, o teu pequenino/a merece uma prendinha de aniversário (e tu uma salva de palmas!). Mas o melhor jogo não custa nada a fazer, vais ver. Com este segundo aniversário está na hora da segunda cama. Vamos fala sobre isto. Mas bem, 2 aninhos passados e vais ver: o melhor ainda está para vir!

  • Peso (percentil 50) 12,1 kg

  • Altura (percentil 50) 85,2 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 48,7 cm

  • Peso (percentil 50) 12,6 kg

  • Altura (percentil 50) 87,7 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 49,5 cm

Dois anos e todas as emoções!

Parabéns, mamã! Parabéns, papá ou segunda mamã! Aí está a o segundo aniversário. Sabemos o que estão a pensar. O tempo voa. Porquê? Porque é que o tempo voa? Porque é que hoje está a sol ou está a chover? Porque é que a banana não se chama amarela, se a laranja se chama laranja? Estes e tantos mais porquês deverão estar a chegar aí a casa. Os dois anos trazem muito disto!

E trazem muito mais. Com dois aninhos, o vosso pequeno ou a vossa pequena já deve saber expressar as suas emoções, dizer quando está feliz ou triste, dizer se está chateado/a e – a melhor parte – dizer que gosta muito de vocês. Isto tudo com frases curtas que quase já dão para construir mini-conversas cheia de sentido e que que vos deixarão de corações igualmente cheios!

Eu e o Meu Bebé

Esta abertura para aprender mais e saber tudo sobre o nosso mundo é uma excelente fase para lhe ensinarem sobre a diferença e a tolerância. O mundo tem milhões e milhões de pessoas diferentes, vindas de contextos diferentes, com educações, culturas e experiências diferentes, é muito importante ensinar-lhe a importância de aceitar os outros tal como eles são, assim como é importante que ele ou ela se aceite a si mesmo como é. Mesmo que pareça precoce, é agora que se devem construir as bases de uma vida pautada pelo respeito pelos outros e da construção de uma auto-estima equilibrada.

E por falar em aceitar os outros… Aí por casa tem-se pensado na possibilidade de trazer outro bebé ao mundo? Muitas mães esperam pela passagem do segundo aniversário do primeiro bebé para começarem a preparar a chegada do segundo. Se for o caso, é bom que o pequenote ou a pequenota que chegou primeiro se vá habituando à presença de um bebé mais pequeno. Tens amigas que foram mães há pouco tempo? Hora da visita!

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Qual o melhor jogo para um bebé de 2 anos? Fácil: Está na hora do faz de conta! O cérebro do teu amor maior já está de tal forma desenvolvido que ele ou ela já começam a arriscar diálogos entre… o urso de peluche e o Super-Homem ou casamentos entre um cão e uma princesa da Disney. Já empilha blocos, aspira a jogador/a de futebol e provavelmente já partiu umas coisas lá em casa. Uma ideia: arranja uma caixa grande e desafia-o/a a criar a “casa” dentro de casa!

Apesar de poder perfeitamente casar um cão com uma princesa, até porque lhe tens ensinado que o amor não tem limites, ele ou ela já começa a saber categorizar as coisas, como que o gato e o cão são animais ou que a banana e o morango são frutos. Dentro daquela cabeça, as informações começam a ficar cada vez mais arrumadas e até conceitos abstratos como o “antes” e o “depois” ele ou ela já compreende!

Não te esqueças que nem todas as crianças se desenvolvem da mesma forma. Mesmo que a tua ainda não tenha todas estas capacidades, mais tarde ou mais cedo acabará por desenvolvê-las.

Fisicamente, como têm sido as aventuras nas escadas? Uma boa parte dos bebés com 24 meses já sobe e desce escadas com apoio só de uma mão. E muitos já saltam a pés juntos e arriscam um bom trambolhão!

Alimentação e Sono do Bebé

Com a chegada do segundo aniversário, está na hora de experimentar a “segunda” cama. Muitos bebés fazem agora, aos 24 meses, a transição para uma cama maior. É aconselhável que faças esta transição de uma forma faseada, para que não aconteça nenhum acidente! Uma boa forma de evitar que ele ou ela caia, é criando uma “barreira” com toalhas à beira da cama. Também podes optar por colocar um colchão fino no chão fora da cama para amortecer uma possível queda.

Com esta idade, as noites longas com uma sesta diária já devem ser uma feliz realidade aí em casa. Poderão haver algumas noites mais dormidas, seja por conta de uma dor de dentes, de uma doença ou de um pesadelo. É descobrir a causa e tentar resolver o mais rápido possível, para poderes voltar para a tua cama!

No que diz respeito à alimentação do/a teu/tua petiz, variedade é a chave, de preferência com os legumes e as frutas a fazerem parte de todas as refeições – as três principais e os lanches.  O grande destaque da chegada dos dois anos, é a possibilidade de reduzir novamente o leite e introduzir os iogurtes e os queijos, tudo com baixo teor de gordura e com atenção aos açúcares. Fala com o pediatra sobre a introdução destes novos alimentos!

Saúde do Bebé

As vacinas estão em dia? Manter o boletim bem actualizado é fundamental nesta fase da vida do mini-teu. Numa próxima visita ao pediatra, lembra-te de partilhar ao detalhe os comportamentos do teu ou da tua bebé e aprofundar bem todas as questões da sua alimentação, para perceber se é preciso suplementar alguma necessidade ou se há algum indício de alergia!

Por esta fase, ou ele/ela já está na creche ou já pensaste sobre isso. Na adaptação a essa nova realidade, alguns bebés sofrem um pouco com ansiedade da separação. É perfeitamente normal que, principalmente nos primeiros dias ou nos dias após uma ausência mais prolongada, custe voltar a sair de debaixo da asinha dos papás ou das mamãs e ficar ao cuidado de outras pessoas, onde estão tantos meninas e meninas com quem têm de partilhar as atenções. Se em 90% das birras a tua luta é por um pouco mais de paciência, num dia destes, será por conseguir virar as costas e ir embora. Não tem mal nenhum e não te sintas culpada por isso! Tu sabes. Daqui a uns anos vais ter de ser tu a ligar-lhe para perguntar a que horas é que vai chegar a casa. E mais tarde ainda, vais ter de lidar com a resposta de que “só amanhã de manhã”. 😂

O que vem aí?

Estes dois anos passaram a correr, mas o melhor estará sempre para vir! O terceiro ano da tua bolinha trará uma boca cheia de dentes, conversa pelos cotovelos, saltos, corrida, escalada, o adeus às fraldas (mas ainda deves ter de trocar uns lençóis pelo meio), enfim! Vem aí também uma dieta semelhante à tua, mas em menores proporções, as sestas ficarão mais pequeninas, os grupos de amigos maiores, e, quem sabe, uma primeira paixoneta!

Ter filhos é a melhor coisa do mundo, não é?

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar