X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Bebé com 11 meses

Vamos falar do peso e alimentação durante o desenvolvimento do bebé de 11 meses. E temos de começar a preparar o 1º aniversário: decoração, festa, tudo! Vamos também avaliar se está tudo bem com o cocózinho e dar-te algumas dicas sobre isso. Ah, e este é o último mês em que vais dar leite materno (se é que ainda dás) ao teu nenuco. Ufa!

  • Peso (percentil 50) 8,7 kg

  • Altura (percentil 50) 72,8 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 44,6 cm

  • Peso (percentil 50) 9,4 kg

  • Altura (percentil 50) 74,5 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 45,8 cm

Um mini-alpinista

Não, não bastava começar a andar de um lado para o outro: aos onze meses, é bem possível que o teu bebé desenvolva uma paixão por escalar tudo aquilo que vê à sua frente. Isso é bom! Significa que o bebé está a desenvolver as suas capacidades motoras como esperado. Mas claro, este tipo de aventuras pode também pô-lo/a em situações perigosas caso o/a percas de vista por uns momentos.

Então, o que é que tu podes fazer para prevenir que o teu pequeno/a se magoe?

Primeiro, aceitar que é inevitável que o teu bebé caia facilita muito a tua vida. Ver esta energia que o teu bebé tem como um sinal de que ele ou ela é um verdadeiro explorador e tem curiosidade para explorar tudo aquilo que está à sua volta, em vez de pensar em todas as maneiras como ele/ela se pode magoar, reduz bastante o teu stress.

Depois, deves esconder qualquer objecto que ele ou ela possa escalar e que não seja 100% seguro. Podes também tentar cansá-lo/a com outra actividade para que não tenha energia para escalar: levá-lo/a para o parque durante a tarde e deixá-lo/a andar e gatinhar de um lado para o outro sem parar resulta maravilhas.

E na verdade, não podes fazer mais do que isso durante esta fase de alpinista do teu bebé. Podes tentar parar este novo hábito, mas por muito chato que seja, deves deixar o teu bebé tentar escalar objectos seguros. Este é um óptimo exercísio para o seu corpinho e vai permitir que se torna mais fortee flexível. Por isso, respira fundo e lembra-te de que isto é só uma fase!

Eu e o Meu Bebé

Com apenas um mês até o primeiro aniversário do teu bebé, o mais provável é que tu e o teu parceiro ou parceira já andem a pensar na festa que vão organizar – ou se querem sequer fazê-lo. Para alguns pais, planear uma festa para um bebé tão pequeno não faz grande sentido, porque ele ou ela não se vai lembrar, nem sabe que o seu aniversário é um dia especial. Outros escolhem organizar uma celebração com família e amigos na mesma, para criar memórias e anos mais tarde poderem mostrar à criança como foi a sua primeira festa de anos. Ambas estas opções são igualmente válidas!

Se decidirem organizar uma festa, a nossa dica é que façam tudo com tempo. Agora, a quatro semanas do grande dia, devem começar a discutir os detalhes e a fazer um plano de festa. Usem estas questões como ponto de partida e vão ver que a festinha será inesquecível:

  • Querem uma festa com tema? Se sim, qual?
  • O que é que o/a bebé vai vestir?
  • Que snacks vão estar na mesa?
  • Vão comprar ou fazer o bolo de aniversário?
  • Vão contratar alguém para animar a festa (um palhaço ou uma princesa, por exemplo)?
  • Quem vão convidar?
  • Onde vai ser a festa?
  • Que jogos vão organizar para as crianças?
  • Qual é o vosso budget para esta festa?
  • Vão fazer saquinhos para os mini-convidados?
  • Vão preparar a comida toda ou pedir a familiares e amigos que levem algo?

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Durante os primeiros meses das suas vidas, os bebés costumam ser meio cheiinhos, com uma bela barriguinha, braços e pernas Michelin e bochechas que todos querem apertar. Por volta dos onze meses, é possível que notes o teu bebé a perder o look de nenuco gordinho e a tornar-se mais magro/a. A razão é simples: o teu bebé agora anda (quer seja com o apoio das mobílias ou não) e esse é o maior esforço físico que ele ou ela já teve de fazer. Cada passinho que o bebé dá faz com que as pequeninas banhas sejam substituídas por músculo, o que significa que o pequeno/a está cada vez mais forte!

Os sentidos do bebé também estão cada vez mais desenvolvidos e, por esta altura, ele ou ela consegue facilmente seguir objectos com os seus olhinhos, agarrar e tentar destruir tudo aquilo que lhe aparece à frente e ouvir atentamente todos os sons que acontecem à sua volta.

Alimentação e Sono do Bebé

No que toca à alimentação do teu bebé, este é o último mês em que lhe darás leite materno ou em fórmula. Pois é, a partir do primeiro ano, o pequeno ou pequena passa a beber leite de vaca, o que significa que, se não o fizeste antes, vai finalmente poder dizer adeus à bomba tira-leite! Isto também significa que vais ter de começar a dar água ao bebé, porque leite de vaca não tem as mesmas propriedades que o anterior, e não é suficiente para hidratar o pequeno/a. Se quiseres, podes até começar a dar água ao teu bebé agora, com onze meses, durante as suas refeições sólidas.

Para além disto, só tens de te lembrar de que agora que o teu bebé é bastante mais móvel e faz cada vez mais esforços físicos, ele ou ela precisa de mais nutrientes e vitaminas, por isso não podes descuidar a sua alimentação.

Que bom que é ter um bebé que dorme noites inteiras a maior parte das vezes, não é? Aos onze meses, é provável que o teu já o faça e que descanse aquilo que resta numa bela sestinha durante a tarde. Mesmo se ele ou ela não quiser fazer essa sesta, a nossa sugestão é que tentes pô-lo/a a dormir na mesma, porque quer ele/ela queira, quer não, ainda precisa dessas horitas extra de sono para repor energias.

Saúde do Bebé

Como têm andado os cocózinhos do teu bebé? Com todos os novos alimentos que têm experimentado, é perfeitamente normal que o sistema digestivo do pequeno/a nem sempre responda da melhor maneira. Muitos bebés, por exemplo, acabam por ter prisão de ventre e, como sabes, isso pode causar um grande desconforto. Se notares que o teu pequeno/a está a ter alguma dificuldade em fazer cocó (por outras palavras, se notares que o cocózino sai em bolinhas pequenas ou até com algum sangue), ajuda-o/a com estas dicas:

  • Se usares leite em fórmula, passa a adicionar água à mistura;
  • Dá-lhe mais água;
  • Adiciona alimentos que o/a ajudem a fazer cocó, como brócolos e ameixas;
  • Deita o teu bebé de barriga para cima, pega na suas pernas e faz o exercício da bicicleta. Isto vai ajudá-lo/a a relaxar o rabinho e finalmente fazer cocó.

Se nada parecer resultar (ou se notares que o cocó tem algum sangue), fala com o/a pediatra e pergunta que mais poderás fazer para aliviar o teu bebé.

O cão faz…

Ão-ão e o teu bebé já sabe isso! Pois é, algo que acontece por volta dos onze meses e que pode levar a momentos muito divertidos é que o teu bebé começa a reconhecer os barulhos que os animais fazem, e até a imitá-los.

Quando quiseres passar algum tempo a brincar com ele ou ela, tens mais uma brincadeira que podes fazer com ele/ela: perguntar-lhe que som faz cada animal. Faz os sons com o bebé e vão ver que acabam os dois à gargalhada!

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar