Dra. Cegonha

18ª Semana de Gravidez

18ª Semana de Gravidez

Vais descobrir o sexo do bebé! Se quiseres claro. Tens alguns sintomas de gravidez como dores de pernas, dores de costas e sangramentos nasais. Vamos falar sobre isso. Já a tua batatinha-doce tem soluçado, não tem?

Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 18 semanas

  • Idade Fetal 16 Semanas

  • Comprimento do embrião 14 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 126 dias

  • Peso do embrião 180g (aproximadamente)

  • Tamanho Batata-Doce

É bem provável que na maior parte do tempo te sintas meio cansada – a gravidez tem dessas coisas – mas o teu bebé não podia ter mais energia e, se até agora achavas que aquilo que estavas a sentir podiam ser gases ou espasmos, nesta semana apostamos que vais deixar de ter essa dúvida. O pequeno ou pequena está cada vez mais forte, continua a trabalhar os seus pequeninos músculos e a explorar tudo aquilo que pode fazer com eles! Desde movimentos ligeiros, como chupar o dedo ou engolir líquido amniótico, a movimentos que muito provavelmente irás sentir, como pontapés, murros e voltinhas dentro da tua barriga.

Outra coisa que podes sentir são os seus pequenos soluços. É uma das novas habilidades do teu bebé, assim como bocejar.

Não é adorável imaginar o teu pequenino ou pequenina a soluçar ou bocejar?

Para além destas novidades todas que fazem qualquer um soltar um “Awww”, o teu bebé continua a desenvolver os seus sistemas, e na semana 18 o sistema nervoso leva dois upgrades. Número 1: os nervos do teu bebé passam a estar cobertos com a mielina, uma substância que irá permitir que o teu bebé consiga fazer movimentos coordenados. E número 2: alguns nervos no cérebro tornam-se nos nervos que irão permitir o pequenino/pequenina usar os seus cinco sentidos.

Saúde e nutrição

Fã de comida picante? Esquece os molhos e temperos picantes, pelo menos até o teu bebé estar cá fora. Não é que vá fazer mal ao teu bebé, mas a azia é um sintoma bastante comum nas grávidas e comida picante pode agravar este desconforto.

O meu corpo

Este segundo trimestre tem sido mais calmo (esperamos nós), mas infelizmente nesta semana temos notícias menos boas. A 18ª semana da tua gravidez traz consigo um conjunto de sintomas mais desagradáveis, mas como é costume, nós temos algumas dicas para os aliviar. Estamos aqui para ti!

  • Dores de costas: o bebé está cada vez mais crescido e o peso cada vez maior que tens de suportar torna-se um pouco desconfortável. A barriguinha cada vez maior também muda o teu centro de gravidade e vais começar a adoptar aquela postura que grita “Yep, estou grávida”, das costas inclinadas para trás com a mão a dar apoio. Sabes? A solução para estas dores de costas está nas mãos do teu parceiro. Literalmente. #HoraDaMassagem
  • Dores de pernas: para além do inchaço que se estende até aos teus pés. Já bebeste água hoje? Manteres-te hidratada vai aliviar esta dor.
  • Sangramentos nasais: por causa do aumento da pressão sobre as tuas veias.

Se tens dormido de barriga para cima, esta é a semana em que te aconselhamos a deixar de o fazer e passar a dormir de lado. O bebé está cada vez maior e, em conjunto com o teu útero também cada vez maior, coloca algum peso em cima de veias no teu abdómen, o que irá diminuir a quantidade de sangue no teu fluxo sanguíneo e pode fazer com que te sintas tonta ou enjoada.

O meu dia-a-dia

És:

1. Daquelas futuras mamãs que estão ansiosas desde a primeira semana para saber se vais ter um menino ou uma menina?

2. Ou daquelas que decidiram esperar até ele ou ela estar cá fora para descobrir.

Se escolheste a opção 1, chegou a semana por que tanto tens ansiado! Nesta 18ª semana (ou numa das próximas, de acordo com o que o teu médico/a sugerir), vais fazer uma ecografia, que será a vossa primeira fotografia do bebé. Já podem começar aquele álbum de fotos que um dia vão mostrar aos vossos netos e bisnetos e… já nos estamos a adiantar. Voltando ao teu bebé, nesta ecografia o médico ou médica vai conseguir perceber se vais ter um menino ou uma menina. Ansiosa? Até nós estamos, só a escrever sobre este momento!

Se escolheste a 2, não te esqueças de avisar a médica, para não te estragarem a surpresa! A

A LISTA DE NOMES FICA MAIS PEQUENA

Se for nesta semana que ficam a saber qual é o sexo do bebé, podem pegar na lista de nomes que já fizeram e cortar aqueles que já não dão (Nós podemos ajudar a encontrar nomes de bebésnomes de meninos e nomes de meninas!). Para alguns casais, escolher um nome que agrade ambas as partes não se mostra tarefa fácil e se for o vosso caso, lembrem-se de que falar é a melhor maneira de chegar a um consenso.

Eventualmente, vão chegar a um nome. Se estiver muito, muito difícil (e quiserem ter mais do que um filho) vão à vez: eu dou o nome ao primeiro, tu dás ao segundo. Ou peçam opinião à família. Ou… pedra, papel ou tesoura? Vá, ainda há tempo. Mas vão reduzindo a lista.
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha