Dra. Cegonha

17ª Semana de Gravidez

17ª Semana de Gravidez

À 17ª semana de gravidez temos de lidar com essa azia e aprender a evitá-la. O mesmo com a estrias. Vamos aproveitar para introduzir já o tema da amamentação. O teu abacate já passa o dia a fazer ginástica, mas a partir de agora vai ficar mais gordinho(a)! E tu, tens sonhado muito?

Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

O meu bebé

  • Idade de gestação 17 semanas

  • Idade Fetal 15 Semanas

  • Comprimento do embrião 11,5 cm (medida da cabeça
    até ao fundo das costas)

  • Gestação 119 dias

  • Peso do embrião 130g (aproximadamente)

  • Tamanho Abacate

Pode-se dizer que tens dois abacates dentro de ti: o teu bebé e a placenta que, neste momento, tem o mesmo tamanho do que ele e está a fornecer-lhe os nutrientes que ele mais necessita!

Apesar de passar os dias a praticar exercícios para quando vier ao mundo, tais como o engolir, o respirar, o chuchar e a ginástica diária com os membros, o desenvolvimento do bebé agora é mais lento e ele vai tornar-se mais pesadinho. Porquê? Vai começar a acumular-se gordura termogénica por baixo da pele, o que lhe permitirá produzir calor quando nascer.

Mas as novidades sobre o teu abacate gordinho não ficam por aqui. À décima-sétima semana de gestação, o feto começa a conseguir ouvir os sons do exterior. Fala com ele! 

Saúde e nutrição

Nesta fase mais calma da gestação, um dos sintomas mais incomodativos pelo qual as mamãs passam é a azia. Seja pela fadiga, pela tensão ou simplesmente porque as hormonas assim o desejam (chatas!), o teu estômago está mais sensível. Uma dica importante é que não te deites logo depois de comer; aproveita para fazer uma caminhada, para ajudar a digestão.

Para combater a azia e não só, evita receitas demasiado pesadas ou condimentadas e ingredientes ácidos. Aquele “não só” traz água no bico, sim. O teu bebé vai começar a ganhar “o seu peso” e a deixar de ser, aos poucos, essa bolinha leve que tens carregado por aí. Agora, mais que nunca, é importante que sejas super cuidadosa com a alimentação, de forma a não ganhares mais peso do que o recomendado durante a gestação.

O meu corpo

17ª semana de gravidez, mamã? Estamos quase a meio! Vamos conversar um bocadinho sobre uma coisa (ou duas) importante? A preparação do teu peito para amamentar. Para muitas mulheres, as mudanças que o processo de gravidez trazem ao corpo são algo assustadoras; principalmente por causa das maminhas. Elas crescem, tornam-se sensíveis e o desconforto pode durar a gravidez inteira. Mas o que é que acontece realmente?

  • Os mamilos tornam-se maiores e mais escuros;
  • O fluxo sanguíneo torna as veias mais visíveis;
  • O aumento da produção hormonal estrogénioprogesterona e prolactina – faz crescer as glândulas mamárias, esticando a pele e tornando-a mais fina;
  • O tecido mamário aumenta.

Sim, são muitos aumentos ao mesmo tempo mas tudo acontece por alguma razão: para dar a um bebé o alimento mais completo que ele pode ter na vida! Com todos os nutrientes que o bebé precisa, o leite materno vai-se adaptando às necessidades do teu bebé ao longo do tempo, protegendo-o de infecções, alergias, vírus e bactérias e fortalecendo o seu sistema imunitário. O colostro, que é o primeiro leite que produzirás após o parto, tem todos os nutrientes que o teu bebé precisa para começar a sua vida fora do teu útero. 

Além de muitos outros benefícios para o bebé, amamentar também será benéfico para ti: vai ajudar-te, por exemplo, a recuperar a forma e a contrair novamente o útero, diminui o risco de cancro de mama e ovários e criarás uma ligação emocional mágica com o teu filhote!

Mas antes de lá chegarmos, ainda durante a gestação, temos umas dicas que te ajudam a preparar para a fase de amamentação e a diminuir o desconforto enquanto estás grávida:

  • Soutiens: garante que oferecem às tuas maminhas o suporte que elas precisam durante todo o crescimento. O mesmo se aplica aos soutiens de desporto.
  • Exercício físico e alimentação: trabalha as costas para suportares melhor o peso do peito. A alimentação vai ajudar-te a regular o ganho de peso e a produzir bom leite.
  • Massagens: parceiros chamados à recepção – mimem as costas desta mamã, que ela carrega um presente vosso todos os dias. (E ainda não pesa nem metade.)

Estrias: hidratar com creme, beber água, hidratar com creme, beber muita água, hidratar com com creme, beber mais água. Não há segredo!

O meu dia-a-dia

Além de sonhares acordada com a chegada do abacatezinho, como têm sido os teus sonhos? De semana a semana ou várias vezes por semana, algumas mães dizem ter sonhos estranhos durante a gravidez. A “ciência” dos sonhos é algo que não nos cabe a nós explicar, mas a explicação poderá estar algures entre o funcionamento das hormonas e um inconsciente algo nervoso. Não penses muito nisso. Ri-te dos sonhos e vive esta realidade maravilhosa de ser mãe!

Ah, se o teu ressonar tem sido um pesadelo para quem dorme contigo, se não tens conseguido dormir de lado, experimenta dormir com a cabeça um bocadinho mais elevada (mas não muito, cuidado com as costas). Se não resultar, conta-lhe maravilhas sobre uma ou duas noites no sofá. Neste momento, o que interessa é que tu durmas bem!  

Aproveita a tranquilidade deste segundo trimestre de gravidez para tratar de ti. Não só para relaxar, mas também para evitar as estrias, pede ao teu/tua parceiro(a) para te fazer uma boa massagem com óleo ou creme enriquecido, aplica os teus cremes hidratantes  favoritos com frequência, usa roupa que te deixe realmente confortável… Trata-te (e “exige” que te tratem) como uma rainha!

E não te esqueças do exercício. Sejam apenas algumas caminhadas ou os exercícios que o teu médico te autoriza a fazer, reserva sempre espaço na tua semana para dares esse mimo magnífico ao teu corpo. E, mesmo sentada no sofá, podes sempre praticar os exercícios de Kegel. Também por esta altura, as dores pélvicas poderão começar a aumentar (ai, abacate!). É importante trabalhar a resistência e elasticidade do períneo.

O SEXO DO BEBÉ

Eis uma conversa e uma decisão importante para ter e tomar a dois. Brevemente, poderão saber o sexo do abacatinho. Vão querer saber? Há expectativas? Vão querer contar? 

Alguns pais preferem deixar tudo nas mãos da natureza e até “oferecer” à criança a possibilidade de crescer num mundo colorido, onde o azul ou o rosa não são cores dominantes. Como será com o vosso abacate?
Validado por:

Luciana Puzziello Ginecologista-Obstetra

Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha